Colômbia e ELN retomarão conversas de paz em Cuba

O governo da Colômbia e o Exército de Liberação Nacional (ELN) iniciarão no final de fevereiro a quinta rodada de conversas de paz em Cuba, na qual se buscará fixar as bases para o começo de uma negociação formal, anunciou na segunda-feira (5/2) um dirige

O chefe do ELN, Francisco Galán, libertado no final de janeiro por ter cumprido três quintos de uma sentença de 29 anos de prisão, disse que a intenção é chegar ao encontro com temas cruciais definidos.



“Pensamos em chegar a Havana, no fim deste mês, com todos os elementos necessários definidos para firmar um acordo”, declarou Galán a jornalistas, ao revelar que é fundamental definir qual vai ser a participação da sociedade no processo de paz.



O gabinete do Alto Comissariado para a Paz, Luis Carlos Restrepo, confirmou que o próximo encontro de paz com o ELN começará na capital cubana na última semana de fevereiro.



O presidente colombiano, Alvaro Uribe, que impulsiona uma agressiva estratégia militar contra a guerrilha desde que assumiu o poder em 2002, apenas mantém contatos de paz com o ELN e não conseguiu concretizar abordagens com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o principal grupo rebelde.