Terreno da UNE ''é uma causa justa, correta'', diz Paulo Betti

A quarta-feira (7/02) foi um dia especial para os 150 estudantes acampados na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro. Primeiro porque Paulo Betti, ator e cineasta, visitou o acampamento que há quase uma semana leva adiante o movimento de resistência

Militante político e próximo dos movimentos sociais e da causa indígena, Betti ganhou a simpatia do acampamento quando adentrou o lugar trajado com a camisa da 5ª Bienal da UNE, festival que terminou na semana passada onde foi exibido a estréia de seu filme Cafundó, no qual Paulo atua pela primeira vez como diretor de cinema.


 


Numa roda de bate-papo informal, o ator ressaltou que o movimento não trata de um fato simbólico, uma ''porralouquice''. Para ele, é um esforço coletivo, uma demonstração de coragem e ousadia do movimento estudantil. ''Em determinados momentos da vida, todo mundo se manifesta a favor daquilo que acha justo, que acha certo. Pois eu acho isso aqui uma causa justa, por isso vim apoiar e trazer a minha palavra de solidariedade'', destacou.


 


Além de jogar ping-pong e brincar com os acampados, o ator respondeu algumas perguntas feitas pelos jovens. Ele falou sobre o que acha da democratização dos meios de comunicação, do papel do estado na valorização da produção audiovisual nacional e, claro, sobre a polêmica criada pela mídia em torno de uma declaração sua no ano passado, no auge da crise política.


 


Para Betti, a imprensa tem a capacidade de sintetizar de forma errônea uma declaração e colocá-la fora do contexto. Sem demonstrar mágoa com o ocorrido, ele apenas ressaltou a covardia de alguns jornais, que publicaram editorias com o seu nome três vezes, mas não foram capazes de ''publicar uma carta de três linhas''.


 


Sobre as dificuldades de se fazer cultura e tocar um projeto, como o CUCA (Circuito Universitário de Cultura e Arte) da UNE, ele falou com a autoridade de quem mantém, em conjunto com outros artistas, a Casa da Gávea, espaço localizado no Baixo Gávea e que há doze anos dirige suas atividades para o estudo, debate e difusão das mais variadas formas de arte e cultura.


 


Otimista, Betti disse mais de uma vez que acredita na retomada definitiva do terreno e na construção do prédio do arquiteto Oscar Niemeyer.


 


Vereador se coloca a disposição


O vereador Roberto Monteiro (PCdoB-RJ) também visitou o acampamento. Ele se comprometeu a envolver toda a Câmara Municipal no assunto da retomada do terreno pelas entidades. Não bastasse a sua palavra, Roberto disse que também está à disposição para qualquer tipo de resistência para manter as entidades estudantis de ''onde nunca deveriam ter saído''.


 


O vereador ainda elogiou a luta dos acampados e disse estar do lado dos estudantes para qualquer tipo de eventualidade que possa vir a ocorrer. ''Admiro e sei a importância deste movimento. Por isso, fiz questão de visitar pessoalmente, me apresentar e dizer que estou do lado dos estudantes'', frisou.


 


Liminar balança mas não cai


Na tarde do dia seis de fevereiro o estacionamento ilegal e irregular “Velho Cipriano e Ltda” entrou com uma Liminar na Justiça para pedir a reintegração de posse do terreno onde estão acampados cerca de 150 estudantes desde o dia dois de fevereiro. A Liminar alega que tem direito a posse do terreno porque a UNE havia alugado o mesmo para os estacionamento nos anos 80.


 


Segundo a advogada da UNE, “a doação do terreno foi repassada á UNE por Itamar Franco quando o mesmo era Presidente da República e a entidade só não ocupou o terreno naquele momento porque o estacionamento já se encontrava no local. Iniciou-se assim uma batalha judicial e política que já dura anos, sendo este apenas mais um capítulo desta batalha”.


 


A Justiça convocou uma audiência entre as partes para segunda-feira (18/02) onde a questão da posse do terreno pode ser decidida. A expectativa de vitória é grande no acampamento que pretende intensificar suas atividades nos próximos dias. Já visitaram o terreno a atriz Vera Holtz, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, o pugilista Popó, o Vice-Governador do Rio Fernando Pezão, o artista plástico Abdias Nascimento, o cineasta Zózimo Bulbul, o escritor Arthur Poerner, os deputados Rodrigo Neves, Brizola Neto, Raimundo Oliveria e os vereadores da cidade do Rio de Janeiro Roberto Monteiro e Leila do Flamengo.