Bloco Barão do Itararé vai se transformar em Escola de Samba

Em entrevista ao Portal Acesse Piauí, o coordenador do “Barão do Itararé”, Dino Pereira, filiado ao PCdoB, informou que o bloco vai se transformar em Escola de Samba e disputar o título do Carnaval de Teresina em 2008.

De acordo com o coordenador, a partir desse mês de março os diretores estarão se reunindo para discutir o assunto. Ele ressalta que o nome da escola será “Mocidade Independente do Itararé”. “Já estávamos pensando nisso há algum tempo e chegou a hora da passagem”, disse o coordenador.



Barão do Itararé tem 17 anos de criação e possui atualmente a maior bateria de blocos alternativos de Teresina. São cerca de 60 ritimistas comandados pelo mestre Ezequias. “Nossa bateria está pronta para se apresentar em qualquer lugar, seja aqui no desfiles dos blocos ou competindo nas escolas de samba”, declarou.



Na noite desta segunda-feira, o bloco levou para a avenida Cajuína mais de 1000 componentes, todos residentes na região do Grande Dirceu, zona Sudeste, onde nasceu o bloco. Este ano o enredo foi “Eu vou gritar olé”, em alusão a Copa do Mundo na Alemanha. A música é de autoria de Marcone Rodrigues e Alcides Valeriano.



“Ainda não temos um tema para compor o samba enredo para disputar o título do Carnaval de Teresina em 2007. Mas com certeza, se conseguirmos a nossa passagem vamos vir forte para a avenida e disputar o título”, adiantou.



Presente nos camarotes montados no corredor do samba, o presidente da Liga das Escolas de Samba de Teresina, Carlos Filho, recebeu com muito entusiasmo a notícia da passagem do bloco “Barão do Itararé” em escola de samba “Mocidade Independente do Itararé”.



De acordo com o ele, a liga fica bastante satisfeita com a evolução e o crescimento dos blocos alternativos de Teresina. Porém, o presidente afirmou que para fazer a passagem o bloco terá que cumprir algumas exigências impostas pelo Estatuto das Escolas de Samba.



“O bloco vai ter que ser avaliado pelo colegiado da Liga, que é composto pelos presidentes das escolas de samba e os diretores da entidade”, ressaltou Carlos Filho, lembrando também que o bloco precisa tomar conhecimento de todos os artigos do Estatuto da Liga, para que possa se adequar aos mesmos.



No entanto, o presidente Carlos Filho elogiou muito o desfile do bloco ontem e falou que a Liga está a inteira disposição da diretoria para a mudança para escola de samba. “É preciso que a direção do bloco nos procure oficializando a tentativa de pleitear a passagem”, comentou ele, destacando que a bateria do bloco é bastante forte.  



Fonte: Portal Acesse Piauí