Ortega: Bush veio passear na América Latina

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, afirmou na terça-feira (13/4), que a viagem realizada pelo presidente dos EUA, George W. Bush, pela América Latina carece de propostas e foi apenas um mero passeio para tirar fotos.

Ortega disse que “a melhor notícia” que poderia trazer Bush à região seria anunciar a destruição do Muro do Império, planejado pelo congresso americano para ser construido em algumas partes da fronteira com o México.


 


“Ele veio tirar fotos com alguns presidentes latino-americanos. Esteve ontem na Guatemala, hoje está no México, mas não traz absolutamente nada”, disse Ortega.


 


“O presidente Bush não foi bem preparado para essa visita porque não trouxe nada”, acrescentou o presidente, em seu segundo governo depois de chegar ao poder pela primeira vez em 1979, após a revolução liderada pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN).


 


Bush encerra nesta quarta-feira no México a viagem pela América Latina, que incluiu visitas a Brasil, Uruguai, Colômbia e Guatemala.


 


A visita ao Brasil tinha um objetivo que não foi alcançado, o de fazer com que o país se opusesse politicamente à Hugo Chávez. Restou discutir a produção de etanol. Nos outros países, Bush tentou promover os tratados de “livre comércio”. No México e na Guatemala precisou explicar a política de imigração de seu país.


 


Na terça-feira, Bush prometeu ao México que não interromperia os “esforços” para reformar   as leis de imigração, depois que o congresso dos EUA a rechaçou no ano passado, decidindo em vez disso erguer um muro na fronteira, o que foi repudiado pelo país vizinho.


 


Os mexicanos representam mais da metade dos 12 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos e a cada dia milhares buscam cruzar a fronteira, arriscando a própria vida.


 


Em sua escala anterior, na Guatemala, Bush defendeu as recentes operações nos EUA que culminaram na deportação de centenas de imigrantes ilegais. Ele também defendeu a construção do muro em 1.120 quilômetros do total de 3.000 quilômetros da fronteira que separa o país do México.