Piauí realiza Plenária sobre a Questão da Mulher neste sábado
Neste sábado, dia 17, o Comitê estadual do PCdoB realizará a I Plenária Estadual sobre a Questão da Mulher. No encontro que acontecerá as 16:00 horas no auditório do edifício Paulo VI, localizado na Rua Desembargador Freitas, 1599, serão escolhidos os del
Publicado 15/03/2007 10:58 | Editado 04/03/2020 17:02
A Conferência pretende pôr em pauta os principais aspectos da luta emancipacionista no âmbito da busca dos militantes comunistas pela construção do socialismo. Conforme ressalta o documento-base para o debate, ''as mulheres querem viver numa realidade onde seu papel social seja respeitado e valorizado, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária''.
Na Plenária Estadual serão escolhidos, conforme normas de convocação da Conferência Nacional, cinco delegados para representar o Piauí. Têm direito às vagas de delegados na Conferencia, os membros do Comitê Central do PCdoB, os indicados pelos Comitês Estaduais e convidados com notório saber e lideranças do movimento de mulheres, conforme critérios do Comitê Central.
Como preparação da militância para a Conferencia Nacional, o PCdoB realizou no dia 16 de janeiro um debate com a presença da presidente da UBM, Liége Rocha. Neste próximo sábado um novo debate será feito para, além de discutir as normas da Conferência, debater a participação política da mulher na construção do socialismo.
A pauta da 1º Conferência será: discussão e deliberação sobre o documento-base e constituição e eleição do Fórum Nacional Permanente para um mandato até a próxima Conferência ou até o 12º Congresso partidário.
Cabe à plenária estadual ainda a aprovação de emendas ao documento-base da Conferência Nacional, além da indicação das delegadas e delegados ao encontro.
Veja normas para escolha dos delegados:
O número de delegados tem por base o número de militantes reunidos para o 11º Congresso e ainda de acordo com o número de delegadas e delegados reunidas (os) em cada plenária estadual com um mínimo de 2 delegadas(os) por Estado.
Indica-se que no mínimo 30% e no máximo 50% da delegação estadual sejam homens e que sejam eleitos suplentes na proporção de 15% do total de delegadas e delegados.
Os Comitês Estaduais ao estabelecerem os critérios de realização da Plenária Estadual deverão observar que:
a) Os membros do Comitê Estadual sejam participantes natos;
b) Estejam representadas as várias áreas de atuação do partido, geográficas e temáticas, e das frentes de massas;
c) Os participantes estejam em dia com sua contribuição financeira nos termos do Artigo 9º do Estatuto Partidário.
d) as indicadas e os indicados tenham participado dos debates preparatórios organizados pelas direções partidárias;
Para ler norma completa da Conferência acesse o link abaixo:
http://www.vermelho.org.br/pcdob/partido_vivo/conferenciamulher_2007/conferenciamulher_dez06.asp
De Teresina,
Daiane Rufino