Piauí elege delegados para a 1º Conferencia Nacional sobre a Questão da Mulher

Em Plenária, realizada neste sábado (17) em Teresina, o PCdoB/Piauí elegeu delegados para participação na 1º Conferencia Nacional sobre a Questão da Mulher que acontecerá dias 29, 30 e 31 de março em Luiziânia, Goiás.

Os eleitos em Plenária foram Lucineide Morais (professora da UFPI, membro da direção Estadual do PCdoB), Eunice (CUT), Amélia Maria Lima (direção Estadual do PCdoB), professora Francineide Pires, Fátima Lima (Sintel), Neide (Associação de Moradores do Frei Damião), Tatiana Seixas (UJS), Rosa Pereira (Associação de Moradores do Promorar), George Wellington (Secretário de Organização do PCdoB) e Eduardo Alemão, como suplente (presidente da UJS/ PI).



Mais de 70 participantes ouviram as explanações da professora Lucineide Morais sobre o documento base para a Conferencia Nacional sobre a Questão da Mulher. “Nascemos todas mulheres, mas a forma como somos criadas, como somos orientadas resultará no tamanho das dificuldades que enfrentaremos”, falou Lucineide aos homens e mulheres presentes na Plenária.



Durante sua explanação Lucineide lembrou dos avanços para as mulheres quanto à reestruturação do atual governo e conseqüente abertura de espaços para a organização das mulheres. Criação da Secretaria das Questões da Mulher e da Coordenação de Combate à desigualdade Social no governo federal e a criação de creches e ampliação da licença maternidade para seis meses no governo estadual foram exemplos apontados pela professora como conquistas mais recentes para as mulheres e para a própria sociedade.



A vice-presidente do PCdoB, Lourdes Rufino ressaltou a participação de homens no debate sobre a Questão da Mulher e incentivou as comunistas presentes na Plenária para não desistirem de suas lutas diárias e da busca por melhorias de vida. “Essa diferença entre homens e mulheres não pode resultar em diminuição para as oportunidades”. Ao observar o número de mulheres com crianças na Plenária, Lourdes comprometeu-se na organização de uma sala para que as mães possam deixar suas crianças nas próximas atividades do Partido no Piauí.



O secretário de organização do PCdoB, George Wellington anunciou a aprovação na Plenária da criação do Fórum Estadual Permanente para Discutir as Questões da Mulher no Piauí. “Este Fórum será permanente para que as mulheres e homens do Partido possam discutir e avançar nas lutas, será uma continuidade”.



Piauí


Lucineide Morais discutiu com as mulheres presentes as questões relacionadas à atuação de mulheres no Piauí. A professora disse que a cultura machista, ainda tão presente no Nordeste e a impunidade agravam a problemática da violência contra a mulher no Estado.


 


De Teresina,
Daiane Rufino