Parceria entre o legislativo e Ministério garante melhoria para o Esporte

A parceria entre o parlamento e o Ministério do Esporte, que resultou em grandes sucesso na legislatura passada, deve ser retomada nesta legislatura. A deputada Manuela d´Ávila (PCdoB-RS) reuniu parlamentares, atletas, representantes do setor e o própr

“As relações dessa Casa com o Ministério já foram bastante positivas. No ano passado, duas iniciativas resultaram em feito para o Ministério, o Governo, esta Casa, mas sobretudo para o Brasil”, disse a deputada, citando o Timemania e a Lei de Incentivo ao Esporte.



Para este ano, Manuela prevê muitos trabalhos e desafios, exemplificando com a realização dos Jogos Pan-americanos.



O ministro do Esporte iniciou a falação comemorando o fato de duas mulheres estarem à frente das instâncias de poder na Câmara para tratar do esporte. “Nem todo espaço de poder no Brasil teve a capacidade de reconhecer a importância e capacidade das mulheres”, disse, referindo a Manuela e a deputada Lídice da Mata (PSB-BA), presidente da Comissão de Turismo e Esporte na Câmara.



Orlando Silva Jr. manifestou o desejo de que a parceria exitosa da legislatura passada seja repetida nesse segundo mandato do Governo Lula.  E citou o desejo de ver discutida e aprovada medidas que contribuam “para romper o círculo perverso do futebol brasileiro que é marcado pela evasão de craques, esvaziamento e insegurança nos estádios, enfraquecimento dos nossos times”.



O Ministério do Esporte quer contar com a ajuda do parlamento para votar matérias que “criem um circulo virtuoso – de clubes mais fortes, craques no Brasil, estádios mais seguros e mais cheios, times de futebol com gestões mais profissionalizadas e mais planejadas”.  Orlando Jr. destacou que anteriormente, o Brasil perdia seus craques para países mais desenvolvidos economicamente, hoje isso ocorre para países na mesma dimensão econômica do Brasil.



Ferramenta de inclusão



Os três oradores – as deputadas Manuela e Lídice e o ministro Orlando Jr. – lembraram o esforço do Governo Lula e do próprio Ministério para tratar o esporte como uma das principais ferramentas de inclusão social.



“Em um país que precisa concretizar o seu desenvolvimento econômico, não podemos fazer do esporte algo menor nesse projeto de desenvolvimento”, destacou Manuela, acrescentando que “temos que pensar o esporte como inclusão social, com garantia de prática esportiva para nossos 48 milhões de jovens, para que possam fazer parte do desenvolvimento do Brasil”, afirmou.



A preocupação manifesta com os jovens é resultado de serem os dois – a deputada Manuela e o ministro Orlando – representantes da juventude. Ela a deputada mais jovem do parlamento brasileiro e ele o mais jovem da equipe ministerial.



O ministro Orlando Jr. agradeceu aos parlamentares a articulação da Frente, destacando o nome do ex-ministro e ex-deputado Agnelo Queiroz (PCdoB-DF), “que muito honrou essa Casa e agradeceria a colaboração do parlamento brasileiro ao esporte brasileiro”, disse, rememorando a primeira lei, aprovada no início da legislatura passada, que criou o Estatuto do Torcedor, passando pelo programa que institui o Bolsa-Atleta, o Timemania, até a última lei aprovada na última legislação, que foi a Lei de Incentivo ao Esporte. “O que nos obriga a reconhecer a relevância, a importância e o protagonismo do Congresso nacional para o setor do Esporte”, afirmou o ministro.



Falando diretamente á deputada Lídice da Mata, baiana como ele e de quem disse ter recebido inspiração para a vida política, Orlando Jr.  destacou a colaboração do parlamento brasileiro às políticas do esporte brasileiro por meio do orçamento da União. “O governo envia mensagens que valorizam cada vez mais o esporte brasileiro, mas é o Congresso Nacional que dá contribuição decisiva na viabilização das políticas”, enfatizando a ajuda recebida para a realização dos Jogos Pan-Americanos.



Lídice da Mata confirmou a disposição de “a partir do orçamento permitir a consolidação das políticas públicas do esporte. Ela também destacou a  necessidade de “pensar a política de esporte no Brasil visando a inclusão social”, acrescentando que esta preocupação deve ser extensiva a inclusão da mulher.



Manuela encerrou o evento, marcando nova reunião para tratar das questões práticas, adiantando que “a idéia é trabalhar com coordenações de deputados em todos os estados, para fortalecer atividades, e conseguir que o Poder Legislativo possa contribuir com o esporte no Brasil”.



De Brasília
Márcia Xavier