Comunistas e simpatizantes do PCdoB lotam Assembléia do Piauí em sessão de homenagem aos 85 anos

Com galerias lotadas, a Assembléia do Piauí homenageou os 85 anos do PCdoB. A sessão, sugerida pelo deputado estadual Robert Rios (PCdoB), foi prestigiada pela militância do Partido, pelo vice-governador do Estado Wilson Martins, deputado federal Osmar Jú

O prestigio do PCdoB observado durante a audiência é fruto do trabalho de 26 anos do partido no Piauí, que tem a frente o deputado federal Osmar Júnior, que já exerceu os cargos de prefeito de Teresina, secretário municipal de Transportes de Teresina, secretário estadual de Cultura e vice-governador por dois mandatos. Os mais diversos partidos estavam representados pelos deputados do PSB, PTB, PDT, PSDB, PMDB e PT.



Osmar Júnior lembrou em seu discurso durante a sessão a importância histórica daquela solenidade, disse que somente quem sofreu com discriminações por tantos anos pode sentir o valor de um ato como este feito no parlamento do Estado. “Há alguns anos atrás uma sessão como essa era impossível, então termos um momento como este é importantíssimo”, falou Osmar Júnior.


 


No Piauí, o PCdoB nasceu das lutas estudantis com o empenho pessoal de Manoel Domingos, deputado federal constituinte, ex-presidente do CNPQ e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, na organização do Partido no Estado.



Durante a sessão, o comunista com maior idade do país, Júlio Romão, foi homenageado pelo PCdoB. Com 89 anos Romão, que é escritor e intelectual, foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2006.



Robert Rios, primeiro deputado estadual eleito pelo PCdoB no Piauí ressaltou o afronto à democracia que ressurge nos tramites burocráticos da Justiça, em sua fala aos militantes e deputados conclamou os presentes a lutarem contra a Cláusula de Barreiras. “Chamamos a todos os democratas que se juntem ao PCdoB para lutar contra a Cláusula de Barreira, esse que é um grande entrave da democracia, defendido pelas forças conservadoras do país, representado pelo PFL e PSDB”.



O presidente estadual do PCdoB, Mário Ângelo Meneses citou nomes que construíram a história do PCdoB. “Nascido no seio da classe operária brasileira, o PCdoB percorreu estes 85 anos sempre honrando sua bandeira, por isso comemorar esta data tão importante , e fazer um tributo de luta e a capacidade de trabalho que moveram idealistas como Mauricio Grabois, Elza Monerat, João Amazonas e tantos outros”, lembrou Meneses.



Os deputados Warton Santos (PMDB), Francisco Magalhães (PT) e o presidente da Assembléia, Themístocles Filho (PMDB) também fizeram uso da tribuna, onde ressaltaram a contribuição do PCdoB para a democracia brasileira.



De Teresina,
Daiane Rufino