Dia de paralisações de servidores públicos

O dia, hoje, será marcado por paralisações e protestos no Rio Grande do Sul por conta de mobilizações de servidores públicos federais e estaduais.

A partir das 8h, funcionários e agentes da Polícia Federal protestam na avenida Ipiranga, em frente à sede da Superintendência Regional, na Capital. A expectativa é que a paralisação por 24 horas envolva os mil servidores da corporação, afetando o funcionamento das 13 delegacias existentes no Estado. Somente serão mantidos os serviços de custódia e plantão e não haverá emissão de passaportes. Os federais prometem uma paralisação inédita, já que todas as categorias dos policiais devem se engajar no movimento. Eles reivindicam o pagamento da reposição de 30%, que deveria ter ocorrido em julho passado. Também na esfera federal, funcionários do Banco Central fazem uma paralisação de advertência de 24 horas, em todo o país, por recomposição salarial. A categoria reivindica equiparação com os fiscais da Receita Federal.


 


Paralelamente, entidades ligadas a diferentes categorias de servidores públicos estarão mobilizadas contra o parcelamento dos salários, anunciado pelo governo do Estado. A presidente do Cpers/Sindicato, Simone Goldschmidt, lembrou que, hoje, Dia Estadual de Paralisação, os professores se unirão a outras categorias para um ato em frente ao Palácio Piratini.


 


A mobilização culminará com um ato público conjunto com outros servidores e a CUT-RS. A atividade será precedida de passeata pelas avenidas Alberto Bins, Salgado Filho e Borges de Medeiros e as ruas Doutor Flores e Jerônimo Coelho. Também os defensores públicos paralisam as atividades hoje e amanhã. A categoria pede o repasse do duodécimo mensal.


 


da redação
Com Agências