Sites pró-Chávez crescem; oposição encolhe na internet

Os sites venezuelanos que fazem oposição ao governo de Hugo Chávez sofreram uma queda significante de visitas por parte dos internautas. Já as páginas pró-governo registraram aumento expressivo de acesso. As conclusões são resultados de pesquisa feita no

O relatório corresponde ao período de 1º de janeiro a 27 de março de 2007. A maior queda de leitores em 2007 são de meios tradicionais e ligados à oposição ao governo. Perderam audiência vários sites anti-Chávez tais como El Universal (-13%), Noticiero Digital (-16%), Globovisión (-17%), Descifrado (-19%), Tal Cual (-19%) e Unión Radio (-22%).


 


Em contrapartida, páginas na internet que apóiam o governo chavista e sua revolução bolivariana acumularam expressivos crescimento. É o caso dos sites RNV (+68%), ABN (+43%), Aporrea (+33%) e Telesur (+19%).


 


O noticias24 foi a página que registrou o maior crescimento de acessos – nada menos que 330%. Mas o site venezuelano que lidera o ranking de acesso ainda é o da Telesur. A pesquisa também destacou o crescimento dos meios regionais, que se consolidam como alternativas aos grandes portais de notícias.


 


Da Redação, com Na Periferia do Império