46% apóiam a idéia do socialismo na Rússia, aponta pesquisa

O Centro Nacional de Estudo da Opinião Pública da Rússia (VTsIOM), realizou este mês, em todo o país, uma pesquisa sobre o que os russos acham da idéia de reedificar o socialismo na nova Rússia. A pesquisa apontou que 46% apóiam a idéia, enquanto 17% acha

Na pesquisa, divulgada pela agência de notícias RIA-Novosti, a maioria das pessoas afirmou que o sistema socialista tem vantagens se comparado ao capitalista. As principais estão na segurança do sistema social (71% contra 13%), nas possibilidades de receber uma educação digna (63% contra 21%), no caráter acessível e de boa qualidade da assistência médica (60% contra 22%), na igualdade de oportunidades para todos os membros da sociedade (62% contra 17%), na harmonia de relações entre diversos povos e etnias (62% contra 17%), nas garantias de segurança pessoal e ordem pública (54% contra 18%).


Em relação à liberdade de informação e acesso a valores culturais, 40% dos entrevistados afirmaram que o socialismo oferece mais oportunidades que o capitalismo, enquanto 38% discordaram dessa afirmação.


As vantagens do capitalismo sobre o socialismo se manifestaram apenas em duas questões apresentadas pelo VTsIOM. 45% dos entrevistados afirmaram que o interesse das pessoas pelo trabalho é maior no capitalismo, enquanto 38% discordaram. Já 51% das pessoas afirmaram que os artigos produzidos são melhores, enquanto 32% discordaram da tese.


Na opinião de 20% dos entrevistados, o socialismo mais conveniente seria o modelo sueco, ''onde a economia funciona segundo o princípio capitalista e a esfera social, segundo o socialista'', afirma o estudo.


Alguns entrevistados (6%) propuseram aproveitar a experiência chinesa de desenvolvimento da ''economia de mercado'', conservando o papel dirigente do Partido Comunista.


Somente 1% dos entrevistados acreditam que o melhor modelo de socialismo seria o praticado na República Popular Democrática da Coréia, enquanto 12% dos russos prefeririam edificar do início um novo modelo socialista.


Perguntados de como se daria a transição para o socialismo, 56% dos russos responderam que ela só seria possível com uma revolução, enquanto apenas 15% acreditaram que seria possível uma transição pacífica.


A pesquisa foi realizada durante 17 e 18 de março deste ano, com 1.600 pessoas de 153 cidades em 46 regiões da Rússia. A margem de erro não passa de 3,4%.