Governo e controladores chegam a acordo para encerrar greve

O advogado que representa os controladores de vôo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo 1 (Cindacta), Normando Augusto Júnior, informou no início da madrugada deste sábado (31) que a categoria e o governo federal redigiram um a

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e os controladores de vôo do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (Cindacta) chegaram a um acordo para pôr fim ao protesto que parou todos os 67 aeroportos comerciais do país, segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).


 


Na próxima terça-feira (3/4), ocorrerá uma nova reunião entre o governo federal e os controladores para selar definitivamente os acordos firmados no encontro desta sexta-feira (30) entre os controladores aquartelados e o ministro, que recebeu autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial aos Estados Unidos, para negociar com os militares em greve.


 


O ministro, que esteve reunido desde as 22h20 de ontem com a categoria na sede do Cindacta-1, em Brasília, sinalizou positivamente para o cumprimento das reivindicações dos controladores: a revogação das punições dadas a eles nos últimos seis meses, a suspensão das transferências de sargentos, gratificação salarial e a assinatura de um documento em que o governo se compromete oficialmente a cumprir o acordo. Os controladores exigem também que Bernardo divulgue à imprensa os termos do acordo.


 


Os controladores fazem outras exigências, como a desmilitarização no tráfego aéreo e um plano de carreira para a categoria. Elas somente serão discutidas, no entanto, na reunião da próxima terça-feira, que deve contar também com a presença do presidente Lula.


 


Em nota, os controladores disseram esperar que o governo cumpra sua parte no encontro e prometeram voltar ao trabalho a partir das 5 horas da manhã deste sábado. 


 


Apesar do fechamento do acordo, a expectativa é de que somente em dois dias a situação nos aeroportos volte ao normal.


 


Da redação