Caracas sediará ato pela Alba no lugar de Havana

O ato pelo terceiro aniversário da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA) vai ser realizado nos dias 27, 28 e 29 deste mês em Caracas e não em Havana, como se programou inicialmente, confirmou na sexta-feira (13) o embaixador venezuelano em Cuba,

Sua declaração reduz de algum modo a expectativa aberta em 18 de março pelo presidente boliviano Evo Morales sobre uma eventual retomada do poder pelo governante cubano Fidel Castro, na ocasião do ato em Havana no final do mês. 


''Nos dias 27, 28 e 29 deste mês será celebrada na Venezuela a cúpula da ALBA, serão avaliados os progressos alcançados'', afirmou o diplomata em uma coletiva de imprensa. 


Fidel Castro, de 80 anos, entregou o poder provisoriamente em meados de 2006 – pela primeira vez desde a revolução – devido a uma cirurgia e desde então só fez aparições em vídeos e fotos, a última no mês de março, quando Fidel aparece em pé conversando com o escritor Gabriel García Márquez. 


Seu estado de saúde é mantido como segredo de Estado e não se sabe quando voltará a chefiar o Executivo, ocupado interinamente por seu irmão Raul Castro. 


 No mês passado, Evo Morales declarou que ''se decidiu que o comandante e presidente Fidel realizaria o ato do terceiro ano do ALBA em Cuba. Desejo e penso, espero não me equivocar, que o companheiro Fidel vai retornar à presidência de Cuba para seguir apoiando a saúde e a educação''. 


 Hoje Rodríguez evitou responder quem estará à frente da comitiva cubana que participará da celebração em Caracas: ''isso só quem pode responder são as autoridades cubanas''. 


 Sobre uma eventual visita do presidente venezuelano Hugo Chávez a Cuba, o embaixador afirmou que ''não é surpresa que no futuro ele nos visite, mas não há data certa''. 


 No ano passado em Havana, Castro liderou acompanhado por Chávez e Morales na Praça da Revolução um ato pela ''integração latino-americana'', depois de fechar sua aliança com a assinatura de um tratado comercial dentro da ALBA.


Fonte: ANSA