Audiência condena Redução da maioridade e defende ações integradas

A Câmara Municipal de Natal promoveu no dia 11 de abril audiência sobre Segurança Pública na Capital, onde participaram representantes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, secretarias municipais e entidades relacionadas aos direitos humano

Durante o debate ficou constatada a necessidade de uma interação entre todos os agentes envolvidos onde a interação entre moradores do bairro, vereadores e autoridades da área de Segurança Pública se torna fundamental no combate a violência e que não se deve apoiar um soluções construídas a partir da emoção, como é o caso da redução da maioridade penal.



Para o Coordenador de Direitos Humanos do governo do Estado, Marcos Dionísio Caldas a audiência “é importante para trazer a discussão sobre os altos níveis de violência. É preciso educar os jovens nas comunidades. É preciso desmistificar a idéia de que pena de morte e redução da maioridade penal vão resolver a violência”. Já o advogado Daniel Pessoa, representante do Comitê de Vítimas da Violência, afirmou que “é preciso que medidas sociais sejam tomadas, o poder público tem que agir. Mas não é a redução da maioridade penal que vai resolver”.



Para Patrícia Vasconcelos – presidente do Conselho Estadual da Criança e do adolescente, deve-se investir em ações sócio-educativas junto a juventude para envolvê-la na cidadania.



Todos os debatedores defenderam um conjunto de ações baseados em três formas de combater a violência. A prevenção, através do investimento na educação, lazer e esporte, a repressão, onde entram a polícia e os responsáveis pela segurança pública e a ressocialização, através da aplicação de pena.


 


De Natal (RN), Jan Varela