PCdoB goiano se fortalece no Entorno do DF

Em caravana pela região do Entorno do DF, neste último final de semana, dirigentes do PCdoB goiano constataram as grandes possibilidades de crescimento do partido. Reuniões massivas foram realizadas em várias cidades goianas, com

 


 


Nos dias 14 e 15 de abril, o Presidente do PC do B de Goiás , Aldo Arantes, a secretária de organização Edsaura Maria, o membro do CE  de Goiás responsável para o acompanhamento do Entorno, Edvaldo Mendes,  e Kenio Oliveira,  do comitê municipal de Goiânia, estiveram em vários municípios do Entorno do Distrito Federal. Foram realizadas reuniões em Planaltina de Goiás, Águas Lindas, Formosa e Valparaíso. Em Formosa, a reunião foi com algumas lideranças do movimento de massas e de trabalhadores rurais que estão ingressando no Partido.


 


Nos demais municípios foram reuniões amplas com a presença de vários/as pré candidatos/as a vereadores e a prefeitos/as. As reuniões também foram prestigiadas por presidentes de outros partidos, sendo que em Valparaíso estavam presentes os presidentes do PTB, do PCB e o PV; em Águas Lindas estavam os presidentes do PDT, do PT, do PRONA, e do PV. Já em Planaltina de Goiás estavam presentes membros do PT, que manifestaram interesse em se filiar ao PCdoB e reforçar a batalha eleitoral de 2008. Neste município, o partido tem mantido conversações com uma grande liderança local, um médico de prestígio,  que pretende sair candidato a prefeito pelo PCdoB.


 


Em todas estas reuniões foi demonstrado pelas lideranças locais um grande apreço pelo partido, até mesmo por parte dos  representantes de outros partidos. Há um grande interesse em realizar alianças proporcionais e majoritárias com a nossa legenda. Nos municípios de Planaltina, Valparaíso e Águas Lindas foram renovados os Comitês Municipais Provisórios, com a  incorporaração de  novas lideranças recém-filiadas.


 


Em Valparaíso, o vice presidente, Damião Silva de Oliveira, recentemente filiado, é liderança do movimento pela moradia naquele município. Os municípios do Entorno estão entre os prioritários no Plano de Estruturação Partidária (6 º PEP) do partido em Goiás, por serem muito populosos, amargarem inúmeros problemas sócio-econômicos e se localizarem em uma região politicamente muito importante para o PCdoB, seja no plano do Estado de Goiás, do DF ou nacionalmente.


 


Também do Nordeste Goiano, a região mais pobre e desassistida do Estado, temos boas notícias, com foi a reunião de implantação do PCdoB em Flores de Goiás. A iniciativa surgiu de trabalhadores rurais integrantes de um assentamento local, que pediram a presença da direção partidária. No início desse mês, Fábio Tokarski, Edsaura Pereira e Honório Rocha, membros da Comissão Política Estadual, cumpriram a grata missão de apresentar e debater com famílias camponesas a política dos comunistas, culminando na criação de mais um Comitê Municipal em Goiás.


 


 


* Edsaura Pereira, Secretária de Organização do Comitê Estadual.