Cohab/Campinas entrega 551 casas

A Companhia de Habitação Popular de Campinas entregou à população, nesse domingo (22), o Residencial São Bento I. São 551 casas com 45 metros quadrados. O novo bairro dispõe de infra-estrutura completa, com rede de água, esgoto e iluminação pública. As ca

No domingo foram distribuídas as primeiras 351 casas, que beneficiam 2.000 pessoas, cujas famílas têm renda até quatro salários mínimos. O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, lembrou duas datas históricas – o dia do Tiradentes (21) e o dia do Descobrimento do Brasil (22) – para destacar a importância da luta organizada por dias melhores. Ele acredita que está cumprindo seu dever ao entregar mais um lote de moradias populares. O secretário de Habitação, Fernando Pupo, confirma que ''o empreendimento atende à parcela da população que mais precisa de moradia. Ele foi construído numa região que é muito carente de moradia''.


 


 


O superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Isaac Samuel dos Reis, informa que a Caixa já investiu R$ 150 milhões desde 2003, apenas no PAR (Programa de Arrendamento Residencial). Ele destaca ainda que há outros empreendimentos em fase de contratação. Reis é taxativo, ''Campinas voltou a ter investimento em habitação de caráter social, a partir dessa nova administração, e podemos afirmar que não há escassez de recursos para esse tipo de empreendimento''.


 


 


Carlos Artioli, da Coordenadoria Especial de Habitação Popular – órgão da Secretaria Municipal de Habitação – reforça o destaque que a atual administração dá à questão da moradia popular. Ele afirma que o trabalho da coordenadoria é ajudar a população a organizar-se nas suas entidades e movimentos, para garantir que as pessoas que precisam possam ter acesso à moradia digna através dos programas estabelecidos pelo governo federal e pelo governo municipal.


 


 


MDM participa da conquista



Gessilda Silva Modesto lembra, emocionada, a luta que o Movimento pelo Direito à Moradia (MDM) realiza na cidade há quatro anos. ''É uma satisfação ver o trabalho realizado, pois é um trabalho que deu certo. É um sentimento que não tem como explicar'' diz, emocionada. Fabiana Grigolletto e Everton Juliano de Oliveira, que participam do MDM desde 2005, já fazem planos para a nova moradia. Com dificuldades para descrever o que estão sentindo, Fabiana diz que já começaram a pensar em ter filhos. Ela destaca a persistência do casal, que não desistiu do movimento mesmo nos momentos difíceis. ''Pretendemos continuar participando para garantir mais melhorias para o bairro, agora não pode parar'', arremata.


 


 


De Campinas,
Agildo Nogueira Jr.