Dirigente do PC do B é eleita Presidente do Conselho do FUMAC

Melhorar a organização e a participação social na gestão dos problemas das comunidades rurais, fortalecendo o poder local e ampliando as condições objetivas no exercício da cidadania. Foi com essa motivação que o Poder Público, o Sindicato dos Trabalhador

Para Diretoria do Conselho, foram eleitas três mulheres, todas militantes do Partido Comunista do Brasil. À presidência, Nilba Medeiros Santos, Presidente do Comitê Municipal do PC do B e Secretária de Educação do município; para Tesouraria, Maria Eliene dos Santos, representante da Associação de Agricultura Familiar; e para Secretaria, Socorro Santos, Segunda Secretária da Federação dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte e Assessora de Articulação Especial da Secretaria de Agricultura, assentada do PA José Milanez. “Lagoa Nova é o único município a eleger uma mulher Presidente do Conselho do FUMAC no Estado do Rio Grande do Norte”, esclarece Nilba Medeiros. Mais 12 membros compõe o Conselho, tendo representação das Associações de quilombola, verdureiros, mulheres, áreas de assentamento do Crédito Fundiário e do INCRA, da agricultura familiar e área urbana.


 


A cerimônia de posse foi realizada na última sexta, dia 20, no Centro de Treinamento da EMATER e contou com a presença do prefeito do município de Lagoa Nova, Erivan Costa, o Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, o Sindicato de Trabalhadores Rurais do município, 26 Associações Comunitárias e a equipe do Programa de Desenvolvimento Solidário.


 


Para Nilba Medeiros, num município com mais de 60% da população rural, “é preciso garantir sistemas eficientes de gestão que assegurem a qualidade dos projetos, buscando o acesso a políticas públicas formuladas em nome da redução da pobreza, da geração de ocupação e renda e da inclusão social, em prol do fortalecimento da agricultura familiar”.


 


A estratégia seguida pelo Conselho do FUMAC está fundamentada nos princípios da descentralização administrativa e da participação social, tendo a responsabilidade de orientar, acompanhar e credenciar, junto à Coordenadoria Técnica, os provedores de assistência técnica, no sentido de apoiar as organizações beneficiárias, bem como a de participar do monitoramento dos subprojetos implementados e administração também dos fundos para o financiamento dos subprojetos aprovados. “No Conselho deve prevalecer a marca das políticas públicas, formuladas para promover o desenvolvimento rural sustentável, a inclusão social produtiva, o fortalecimento da Agricultura Familiar e a geração de emprego, renda e segurança alimentar. O Programa de Crédito Fundiário, o Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária e o Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras são exemplos concretos dessas políticas”, afirmou o secretário da SEARA, Canindé de França.


 


“Ninguém pode negar a importância da energia elétrica, da água potável e da construção de barragens para as comunidades rurais. Para aglomerados humanos que viviam na escuridão ou bebendo água poluída, a chegada da energia elétrica e da água para beber, irrigar e criar, pode ser interpretada como uma transformação radical. Todavia, é necessário que o Conselho procure criar uma sinergia positiva com os programas que financiam investimentos nas comunidades rurais de modo a direcionar um volume maior dos seus recursos para o financiamento de projetos que contribuam para a solução dos problemas cruciais de geração de ocupação e renda mo meio rural, dando prioridade principalmente as comunidades organizadas que não foram beneficiadas pelos conselhos anteriores”, ressaltou Nilba.


De Natal(RN), Jan Sá.