Rachado, PV faz 20 anos com isolamento da ala de Gabeira

Passados 20 anos de sua criação, o PV vive complicado processo de amadurecimento, com divisão interna entre “verdes históricos” e os pragmáticos, que não têm militância no movimento ecológico — mas são maioria. O racha veio com o crescimento: em quatro an

“Deputados vindos do movimento ecológico são minoria no partido. A maioria que tem o poder é não-ecológica”, confirma o deputado Fernando Gabeira, principal nome da ala minoritária. “Temos pessoas com experiências diferenciadas. Mas hoje todo mundo é meio-ambientalista”, atenua o presidente do partido, José Luiz Penna.


 


Ele admite que hoje “é realmente fácil entrar no PV”. Exemplo da diversificação da bancada é o baiano Edigar Evangelista dos Santos, o Mão Branca, cujo destaque no currículo são 15 discos de forró. Filiado ao PV desde 2003, o cantor ganhou notoriedade depois que a Câmara decidiu proibi-lo de usar chapéu cangaceiro, à Lampião, no plenário da Casa.


 


Símbolo da legenda e dono da maior votação entre os verdes, Gabeira sofre com o domínio dos pragmáticos. Há dois meses, foi preterido na comissão do Congresso que estuda o aquecimento global. “Faço meu trabalho. Pequenas retaliações, como me colocar em suplência de comissões, entendo como leves — até porque não atingem a minha auto-estima”, afirma Gabeira.


 


Afinando a bancada


 


Os “verdes históricos” foram escanteados desde que Marcelo Ortiz saiu vitorioso da disputa contra Sarney Filho pela liderança do PV. As divergências entre históricos e pragmáticos provocam reuniões tensas da Executiva Nacional. Em março, a cúpula do PV quase partiu para briga, com ameaças até de tiros, segundo relato de integrantes do partido.


 


Alfredo Sirkis, candidato derrotado ao Senado, tentou enquadrar os pragmáticos: “Não-verde que quer aprender pode ficar no partido. Bandido, não”. O PV — que estuda sua entrada no Bloco de Esquerda — votou a favor da criação da CPI da Crise Aérea. “Estamos afinando a bancada”, diz Penna.


 


Atualmente, o partido tem 14 parlamentares na bancada federal da Câmara. Também diz contar com 56 prefeitos, 773 vereadores, 1.852 diretórios municipais e 173.487 filiados.


 


Da Redação, com informações do Jornal da Tarde