Trabalhadores ocupam prédio de Secretaria no RS

Trabalhadores estaduais da educação, de diversos núcleos do CPERS/Sindicato, ocupam desde as primeiras horas da tarde desta segunda-feira (30), as instalações da Secretaria de Estado da Educação, em Porto Alegre, em vigília pela educação.

Um grupo encontra-se dentro do prédio principal e outro, com duas barracas de apoio, na rampa de acesso à Secretaria.


 


Os educadores somente deixarão o local quando o governo do Estado apresentar soluções concretas para os problemas da educação pública no Rio Grande do Sul, que se arrastam desde o começo do ano, e que se acentuaram com o início do ano letivo, em 1º de março.


 


Sessenta dias após o início das aulas, a comunidade escolar gaúcha sofre com a falta de professores, merendeira, profissionais de limpeza e secretaria, vigias, orientadores educacionais, supervisores pedagógicos e bibliotecários.


 


O pagamento parcelado do repasse da verba de autonomia das escolas nos três primeiros meses do ano, somado ao que deixou de ser pago pelo governo anterior, tem feito com que muitas escolas tenham sérios problemas de infra-estrutura para o seu pleno funcionamento.



Noite de vigília



Caso o governo não apresenta propostas concretas no decorrer da tarde desta segunda-feira para resolver os problemas apresentados, os trabalhadores em educação permanecerão no local, em vigília pela educação.


 


O protesto também cobra do governo Yeda/Feijó o imediato pagamento das promoções publicadas e das alterações de nível. O governo também não pagou os triênios da categoria.