Chico Lopes e as energéticas

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que, com o deputado estadual e correligionário Lula Morais, está requerendo na Justiça Federal uma redução de 22% na tarifa de energia elétrica no Ceará, fez acender a luz amarela para as companhias distribuidoras d

Na semana passada, o presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Sales, fez uma visita ao gabinete de Chico em Brasília. Foi recebido, é claro. O Acende Brasil, esclareça-se, coordena o lobby das 15 empresas do ramo que atuam no País, entre as quais a Endesa Brasil, controladora da Coelce. E que não quer nem saber de ouvir falar em diminuição de tarifas.


 



Criado em 2006, o Acende Brasil se apresenta como “evolução das ações empreendidas pela Câmara Brasileira de Investidores em Energia Elétrica, atuante desde 2000”, para “conscientizar a sociedade (…) da contribuição e do papel do empreendedor privado no processo de construção e crescimento do setor elétrico”.


 



Na conversa com Chico Lopes, Cláudio Sales admitiu que o custo da energia elétrica para o consumidor brasileiro é, de fato, alto. Mas, como sói acontecer, jogou a batata quente para a carga tributária. O deputado discorda dessa avaliação e costuma rebatê-la com dados como os lucros das empresas.


 



Lopes não se nega a debater o assunto. Mas avisa: não vai deixar de buscar tarifas menores – ou “mais justas”, como prefere definir. “E continuaremos lutando por mudanças na legislação das agências reguladoras, inclusive a Aneel”.


 



Fonte: Coluna Comunicado/DN