PC dos EUA manifesta apoio total aos 5 heróis cubanos

O Partido Comunista dos Estados Unidos emitiu na semana passada um documento no qual expressa seu total apoio à causa dos 5 heróis cubanos (Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González), presos e mantidos incomuni

Na última semana, a cidade de Havana foi palco de uma série de manifestações em apoio à libertação dos 5 heróis. O apoio do PC dos EUA foi lembrado, entre outras atividades, durante os trabalhos da Conferência Internacional de Juventude, realizada entre os dias 29 e 30 de abril na capital cubana.



Confira abaixo a íntegra da declaração do PC norte-americano:



Declaração do PC dos Estados Unidos sobre os 5 presos cubanos



O Partido Comunista dos Estados Unidos expressa sua solidariedade com a “Semana de Solidariedade com os 5 Cubanos” e com a Conferência Internacional de Juventude a favor dos cinco heróis, nos dias 29 e 30 de abril, em Havana, Cuba.



Reafirmamos nossa determinação de seguir lutando com cada vez mais organizações e indivíduos, a favor de que os cinco sejam libertados de sua prisão nos EUA.



O Partido Comunista dos Estados Unidos faz constar a admiração entre setores amplos a favor da valentia dos cinco homens, não apenas por terem cumprido sua missão de enfrentar o terrorismo norte-americano dentro das fronteiras deste país, mas também pela maneira que vêm suportando um processo injusto e os abusos de sua experiência na prisão. São exemplos de firmeza revolucionária e devoção a suas famílias e entes queridos.



Saudamos às famílias dos cinco e seu trabalho dedicado à libertação dos presos. Reiteramos nosso compromisso de trabalhar em apoio aos direitos de visita para os familiares dos presos.



Como vai avançando o processo de apelação para os presos, fica cada vez mais claro que intensificar a luta para os cinco no âmbito político é mais do que urgente. Sua situação nos recorda das dificuldades especiais que enfrentam todos os presos nos cárceres norte-americanos, das condições políticas e sociais injustas que predispõem o encarceramento político e, mais importante, a necessidade de incorporar a causa dos presos políticos nas frentes mais amplas de luta.



O Partido Comunista dos Estados Unidos sabe que a perseguição injusta dos cinco cubanos reflete a determinação por parte das forças dominantes na sociedade norte-americana, de desfazer a revolução cubana por qualquer método – não importa que seja sujo – e de apagar seus avanços. Nosso partido expressa sua resolução de exercer um esforço máximo em defesa da revolução cubana.



Proclamar nossa solidariedade com Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labinino e Rene González é condenar é a oportunidade que temos que de condenar o governo norte-americano por não extraditar o terrorista Luis Posada Carriles para a Venezuela, conforme petição requerida por aquela nação.



O Projeto de Educação Popular para Liberdade aos Cinco Cubanos, instalado na cidade de Nova Iorque, designou a semana de 23 a 28 de abril como a “Semana de Solidariedade aos 5 Cubanos”. Essa ação ocorre paralelamente aos eventos ocorridos nesta mesma semana em Havana, Cuba.



O Partido Comunista dos Estados Unidos expressa seu respaldo para essa ação e expressa seu compromisso de seguir lutando com outras entidades para que os cinco sejam livrados dos cárceres dos EUA. Nosso partido também enfatiza sua decisão de trabalhar a favor dos direitos de seus familiares para visitar aos cinco.



Essa comunicação seria incompleta sem uma menção à lealdade das famílias, em especial a dedicação a seus filhos, pais e esposos encarcerados. O trabalho político que vem sendo realizado por eles também é maravilhoso.