Cartunistas vão sentir saudades de ''Bambi'' Blair

Os cartunistas políticos britânicos vão sentir saudades de desenhar as orelhas enormes, o olhar louco e o sorriso sinistro, cheio de dentes, do ex-primeiro ministro, relatou nesta quinta-feira (10) o jornal britânico The Independent.

''Detesto o homem e o que ele fez'', escreveu o cartunista Dave Brown no jornal The Independent. ''Mas ele é ótimo de desenhar. É fácil colocar todo aquele fel, aquele ódio, aquela angústia existencial num desenho''.



A raiva direcionada a Tony Blair não tem sido nada sutil. O comentário de Brown foi publicado no dia em que Blair anunciou que renunciará em 27 de junho, ao lado do desenho do cartunista que mostra o primeiro-ministro tentando desesperadamente lavar sangue das mãos.



Os cartunistas britânicos, famosos por seu traço sarcástico, retrataram Margaret Thatcher e John Major de forma brilhante. Mas Blair, que quando primeiro subiu ao poder era mostrado como Bambi, provocou reações negativas mais extremas.



Desde a invasão do Iraque, em 2003, Blair já foi retratado arrastado por cães de guerra, cercado pelo fogo do inferno e recoberto de sangue.



''Como eleitor, não vou sentir saudades nenhumas dele. Como cartunista, sim'', disse Peter Brookes, do jornal The Times.



Diferentemente de Thatcher e Major, cujas caricaturas permaneceram mais ou menos iguais durante toda sua permanência no poder, as de Blair passaram por mudanças radicais, tornando-se cada vez mais sinistras.



''Mais que qualquer outro político, Blair mostrou ser um camaleão'', afirmou Anita O'Brien, curadora de uma exposição de caricaturas de Blair montada no Museu de Cartuns de Londres. ''No início, ele era retratado como Bambi. Bonitinho, fofinho, com muitos dentes. Às vezes um pouco efeminado, tipo estrela de cinema'' explicou.



A sua personagem nos cartuns foi se tornando ''mais realista'' desde o início da guerra do Iraque. Em pouco, as caricaturas começaram a mostrar um Blair meio louco, ou maligno.



Steve Bell, do jornal The Guardian, acrescentou um terceiro olho ao ex-primeiro-ministro e passou a última a semana a tecer uma espécie de ''homenagem póstuma'' intitulada ''Bambi, as horas finais'', na qual se inclui um desenho de Gordon Brown a decapitar um Bambi nazi.



Charles Griffin, ex-cartoonista do Daily Mail e do Mirror, considera que Brown não será um tema tão bom para os cartoonistas quanto Blair. ''Eu consigo desenhar Gordon Brown'', afirmou, ''mas ele é menos interessante''.