Estado do Pará realiza Encontros Regionais de Direitos Humanos


Nos dias 24 e25 de maio o Governo do Estado do Pará estará realizando a I Conferência de Direitos Humanos e Equidade Social através da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos no hangar Centro de Convenções.

O processo de construção da conferência está sendo precedido de encontros regionais.


 


Já foram realizados vários encontros em cidades pólos como: Capanema, Santarém, Breves, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira. Esta faltando ainda em Paragominas, Ananindeua e Belém, onde será coroado todo o processo.


 


Até agora já foram reunidos cerca de três mil pessoas, entre ativistas da luta pelos direitos humanos, poder judiciário, gestores municipais e movimento social em geral, a conferência deve chegar com cinco mil reunidos até a plenária final.


 


Segundo a secretaria organizadora da conferência, os encontros regionais estão identificando a realidade das regiões e municípios em relação à questão dos direitos humanos, além de formulação de propostas para o relatório a ser debatidos no evento em Belém.


 


Um dos objetivos gerais da conferência e a criação de um sistema estadual de justiça e direitos humanos.


 


A construção de políticas publicas na área de direitos humanos, ajudará a mudar a imagem do Estado do Pará no Brasil e no mundo, onde ao longo do tempo foi marcado como um Estado que tem pratica na violação dos direitos humanos. A exemplos de acontecimentos como: assassinatos de trabalhadores rurais, trabalho escravo, exploração sexual infantil entre outros.


 


Contudo o Governo do Pará já vem tomando atitudes nesse sentido, quando o Estado pediu desculpas através de audiência publica em Eldorado dos Carajás, assumindo a culpa do massacre de 19 trabalhadores sem terra nessa cidade.


 


Atitudes como essa da Governadora Ana Júlia buscará mudará o conceito do Pará perante a opinião publica.


 


De Belém
Moisés Alves