Seleção iraquiana de futebol contrata técnico brasileiro

A Associação de Futebol Iraquiana contratou na última quarta-feira (23) o
brasileiro Jorvan Vieira para o cargo de técnico da sua equipe de futebol, durante a disputa da próxima Copa do Oeste da Ásia e Copa Asiática, em junho e julho, revelou o pre

“É um retorno à escola brasileira, que contribuiu com o nosso futebol ao classificar o Iraque para o Mundial do México em 1986”, contou Saíd às agências internacionais após a assinatura do contrato, em um evento noturno promovido em Amã, capital da Jordânia.



O técnico recusou-se a comentar detalhes financeiros do contrato de dois meses que assinou com a associação. “Não foi por dinheiro que assinei”, disse Vieira, de 53 anos.



“É uma mensagem pessoal que quero transmitir ao povo iraquiano, quero colocar um sorriso em seus lábios”.



Vieira não é um novato no mundo árabe, já que treinava o clube saudita Al Tai desde 2006 e antes havia treinado alguns clubes na região, como o Al Nasr, de Omã, e clubes de Marrocos.



O secretário-geral da IFA, Ahmad Abbas, disse em Bagdá no início da semana que Vieira poderá renovar o contrato com o Iraque se os resultados alcançados pelo time nas competições asiáticas forem satisfatórios.



O Iraque demitiu o técnico Akram Ahmed Salman em abril, três meses antes da Copa Asiática, após apresentações consideradas “desastrosas” da equipe na Copa do Golfo, em janeiro.



Na época, a federação publicou uma nota revelando que Salman havia sido “dispensado de suas responsabilidades”.



Péssimo desempenho



Em dezembro, o Iraque chegou à final dos Jogos Asiáticos pela primeira vez em 20 anos, entretanto a federação demitiu seu técnico após aceitar o relatório de um comitê de investigação, que avaliou durante dois meses o desempenho do time durante a Copa do Golfo anterior.



O Iraque não conseguiu ir além da disputa de grupos do torneio, sediado nos Emirados Árabes Unidos.



A Copa do Oeste da Ásia será disputada na Jordânia, de 16 a 24 de junho, enquanto a Copa da Ásia será sedidada por quatro nações, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. O Iraque disputará a fase de grupos em Bangkok, capital da Tailândia, de 7 a 29 de julho.



O jogo de abertura será contra os anfitriões tailandêses, em 7 de julho. Em seguida o Iraque enfrentará a Austrália em 13 de julho e por último Omã, em 16 de julho, completando os jogos do Grupo da competição. Para a fase seguinte classificam-se os dois primeiros colocados de cada grupo.


 


Da redação, com agências internacionais