Unegro se reorganiza em território capixaba
Neste domingo, 27 de maio, cerca de trinta pessoas, não só negros, mas tmabém pessoas de várias matizes, estiveram presentes na Plenária Estadual de Reorganização da Unegro (União de Negros pela Igualdade) no Estado do Espírito Santo. Arilson, que é coord
Publicado 30/05/2007 19:27
O 3º Congresso Nacional da Unegro deve acontecer de 14 a 17 de junho na cidade do Rio de Janeiro.
Um ato político foi realizado na abertura, sendo franqueado a palavra a todos os integrantes da mesa. Iniciando os trabalhos, o professor universitário Cleber discorreu sobre Ações Afirmativas e programa social desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, voltado, principalmente para os negros e índios.
Foi apresentado por Anderson Falcão uma abordagem sobre a conjuntura internacional, tendo destaque na crise vivida pelo imperialismo norte-americano que perde terreno no mundo e em todas áreas, a resistência dos povos que lutam contra a guerra destacando o crescimento da esquerda na América Latina e a conjuntura nacional, focando que o governo reeleito de Lula é uma vitória do povo e das forças democráticas, mas é um governo que recebe pressão das elites, devendo o movimento social papel destacado na luta pelos direitos dos trabalhadores e do povo, articulando com a luta institucional (maior participação no parlamento e nas administrações estaduais e municipais avançadas) e a luta de idéias, atraindo um contingente maior de lutadores.
Em seguida, Mônica Custódio da direção nacional da Unegro e da CSC, que veio do Rio de Janeiro especialmente para acompanhar o congresso estadual da Unegro em nosso estado, fez a apresentação das teses do congresso nacional da Unegro, que será em junho no Rio de Janeiro.
Em todos os temas foram abertos debates após as abordagens iniciais, sendo muito participativo todos os temas.
Um novo estatuto estadual foi debatido, artigo por artigo, e aprovado. Por fim foi eleita a nova coordenação estadual da Unegro capixaba, sendo:
Coordenação Unegro eleita em 27/05/2007:
Coord. Geral – Adriana Penha
Coord. Organização – Felipe e Manoel
Coord. Finanças – Anderson e Nilton
Coord. Assuntos Jurídicos – Marionaldo Ejanice
Coord. Mov. Sociais – Piauí e Obá
Coord. Assuntos da Infância e Juventude – Henrique e Eliane
Coord. Assuntos Culturais e Esportivos – Welington e Sílvio
Coord. Formação e Assuntos Educacionais – Ailson e Léa Márcia
Coord. Assuntos de Gênero – Liliane Anderson e Pandora
Coord. Comunicação e Imprensa – Paineiras e Negro (Marcos)
Por Anderson Falcão,
de Vitória (ES)
Leia também:
Encontro da Unegro/RJ debate a identidade do povo brasileiro
Tese nacional da Unegro ao 3º Congresso