Começa hoje o XVI Cine Ceará

De hoje a 8 de junho, Fortaleza abriga o “XVII Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema”, vitrine do audiovisual brasileiro e ponto de encontro obrigatório para entusiastas da sétima arte

Refletores desligados, contagem regressiva para o início da projeção. De hoje a 8 de junho, Fortaleza será a capital nordestina do audiovisual com a realização do “XVII Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema”. Promoção conjunta da UFC, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e do governo do Estado, através da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), com apoio do Diário do Nordeste. Esta edição adotou como temática central o complexo binômio “Audiovisual e Educação”.


 


Durante os sete dias do festival (agora com abrangência latina), atores, diretores, produtores, pesquisadores e entusiastas da sétima arte participarão de seminários e debates, onde as potencialidades pedagógicas do cinema serão discutidas. Paralelamente, o público poderá conferir as tradicionais mostras competitivas do evento – um painel recente do que foi produzido de mais significativo nos países latino-americanos e ibéricos.


 


O Cine São Luiz (atual “Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro”) permanece como o principal palco do festival, abrigando as exibições especiais e os filmes de abertura e de encerramento, além das mostras competitivas (curta e longa-metragem). Mas parte da programação também estará sediada na Casa Amarela Eusélio Oliveira e no Espaço Unibanco Dragão do Mar. Como atração de abertura, serão exibidos, hoje às 20h, o curta-metragem “Caldeirões do Padre”, de Jotemir Paulino, e o filme “A Ilha da Morte”, do cineasta cearense Wolney Oliveira (confira resenha nesta edição).


 


Mostra competitiva


 


Mais aguardada programação do Cine-Ceará, a “Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem” tem início amanhã. Nesta edição, o número de produções inscritas foi de 117 (51 candidatos só do Brasil). A lista de concorrentes reúne oito filmes, sendo um cearense, do cineasta Rosemberg Cariry.


 


As produções disputam um prêmio de US$ 10 mil, que será concedido ao melhor longa, na avaliação do júri do festival. Os selecionados concorrem ainda ao “Troféu Mucuripe”, assinado pelo artista plástico Descartes Gadelha, nas categorias: Direção; Ator; Atriz; Fotografia; Edição; Roteiro; Trilha Sonora Original; Som; e Direção de Arte. Abaixo os títulos que participarão da mostra no Cine São Luiz, com data, horário de exibição e sinopse.


 


“Chile 672” (Argentina- Direção: Pablo Bardauil e Franco Verdoia): sábado, às 19h30. Sinopse: A vida de quatro vizinhos que moram num prédio de um bairro de Buenos Aires. Pessoas que se encontram numa profunda solidão e lutam para dar rumo aos seus sonhos num ambiente abalado pela crise social, econômica, religiosa e moral do país.


 


“Body Rice” (Portugal – Direção: Hugo Vieira da Silva): sábado, às 21h30. Sinopse: Desde 1980, instituições alemãs enviam adolescentes para o sul de Portugal, para um projeto experimental de reeducação social. Assim, Katrin chega ao Alentejo. Ao lado de dois amigos, Julia e Pedro, ela vai estabelecer uma relação singular com o ambiente à sua volta, situação agravada pela dureza da paisagem e o vazio de uma região socialmente desertificada.


 


“Querô” (Brasil – Direção: Carlos Cortez): domingo, às 19h30. Sinopse: Adaptação do único romance do dramaturgo Plínio Marcos, “Querô” narra a trajetória amarga do personagem homônimo, filho de uma prostituta, adolescente pobre e órfão, que sobrevive sozinho na região portuária de Santos.


 


“La edad de la peseta” (Cuba/Espanha/Venezuela – Direção: Pavel Giroud): domingo, às 21h. Sinopse: Depois de outro fracasso amoroso, Alicia retorna à casa de sua mãe acompanhada de Samuel, filho de 10 anos, que tenta se adaptar à rotina confusa e nem sempre amistosa das duas mulheres.


 


“Patativa do Assaré” (Brasil -Direção: Rosemberg Cariry): segunda-feira, às 20h. Sinopse: Documentário que aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua contribuição à cultura brasileira.


 


“Mariposa Negra” (Peru – Direção: Francisco J. Lombardi): terça-feira, às 20h. Sinopse: Gabriela, uma jovem professora cujo noivo foi assassinado, abandona o luto quando um jornal sensacionalista relaciona a morte à uma festa gay. Em busca da verdade, ela se junta à jornalista que escreveu a notícia e descobre a rede de corrupção do regime de Fujimori.


 


“Las Cruces” (Guatemala – Direção: Rafael Rosal): quarta-feira, às 20h. Sinopse: Uma pequena comunidade nas montanhas da Guatemala tem sua história e destino alterados, no momento em que um grupo de combatentes guerrilheiros irrompe na vida da aldeia e entra em conflito com o exército.


 


“De Bares” (Espanha – Direção: Mario Iglesias): quinta-feira, às 20h. Sinopse: Oscar espera que a namorada saia do trabalho e entra num bar repleto de fotos de clientes ou conhecidos do lugar. As imagens se tornam a porta de entrada para diferentes histórias da vida cotidiana.


 


Serviço:



´XVII Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema´ – de hoje a 8 de junho. Exibições diárias no Cine São Luiz, Casa Amarela Eusélio Oliveira e Espaço Unibanco Dragão do Mar. Conferir filmes, mostras e horários no site do festival: www.cineceara.com.br ou pelo telefone (85) 3366.7772


 


 


Fonte: Diário do Nordeste