Maranhão comemora os 85 anos do PCdoB com ato e novas filiações
O Partido Comunista do Brasil no Maranhão realizou no último dia 23 de março ato político em comemoração aos seus 85 anos. O evento aconteceu no Teatro Alcione Nazaré, centro histórico de São Luís.
Publicado 05/06/2007 17:48
Bastante prestigiado, o ato de aniversário do PCdoB foi considerado pela direção como um ato vitorioso. Conseguiu-se reunir grande número de militantes, dirigentes, amigos do partido e, ao mesmo tempo, referendou-se a entrada de outros tantos às fileiras do partido, demonstrando a força do PCdoB no estado.
O governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT/ MA) participou do ato e mencionou o momento expansivo vivido pelo PCdoB no País e no estado. Jackson Lago falou das boas relações que vem mantendo com o Governo do Presidente Lula e destacou a importância da ampliação da democracia e das ações voltadas para o desenvolvimento nacional e regional.
Jackson Lago lembrou que o reforço do PCdoB é merecido e vem de rica trajetória política focada nas lutas em defesa dos interesses essenciais do povo e frisou ainda que o PCdoB, por isso mesmo, sempre esteve ligado aos ideais mais avançados. Jackson afirmou que “o PCdoB teve e tem papel importante no processo de democratização do Brasil e é peça importante para ampliar e consolidar a democracia aqui no Maranhão.” E enfatizou: “Quero a ajuda de vocês para fazer um governo mais democrático e popular aqui no nosso estado.”
Apoio crítico
O governador ouviu a intervenção do Secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, que focou a trajetória histórica do PCdoB, que se confunde com a própria história do Brasil. Sorrentino reafirmou o apoio do PCdoB ao governo do presidente Lula e fez questão de frisar que, apesar do apoio, o PCdoB possui diferenças pois defende mais e mais mudanças, e deixou claro que o PCdoB respeita os aliados e as alianças, mas que também possui projetos próprios. Walter falou sobre desenvolvimento e citou o Programa de Aceleração do Crescimento como marca de uma visão progressista importante para o País, mas que necessita ser alcançado em sua plenitude. Sorrentino aproveitou também para falar do mal que faz ao PAC as ações ortodoxas do Banco Central do Brasil.
O deputado federal Roberto Rocha (PSDB/ MA) saudou os comunistas do Maranhão e desejou “longa vida ao PCdoB”. O deputado federal Flávio Dino (PCdoB/ MA), destacou que “o PCdoB é um partido que tem 85 anos e é um partido fiel aos que lutam pelo povo e pela construção de uma nova sociedade.”
O parlamentar comunista disse ainda que “o PCdoB está na margem certa do rio, a margem dos combatentes que acreditam na organização do povo, na justiça social na fraternidade e no socialismo. O PCdoB é um partido aberto porque acredita que é um partido de todo o povo. Por isso, estamos comemorando 85 anos.”
Novas adesões
Durante o ato, o partido recebeu novas adesões e aproveitou para fazer uma saudação especial aos novos membros filiados ao partido, como o professor Gastão, do Departamento de Filosofia da UFMA, o ex-vereador pelo PT em Imperatriz, Edinardo Figueiras, os jornalistas Márcio Jerry e Itevaldo Júnior, os professores Carvalho e Geraldo Castro, o cantor Naldinho Pinheiro, além de médicos, advogados, lideranças políticas, jovens, artistas e outras personalidades e figuras populares.
O Secretário de Direitos Humanos do Estado, Sálvio Dino, também assinou ficha de filiação ao PCdoB e falou em nome de todos os novos filiados. Sálvio Dino discorreu sobre três princípios que, na sua avaliação, deveriam nortear a vida pública no Brasil e no Maranhão de hoje: democracia, desenvolvimento e direitos humanos. Lembrou que há 43 anos seu pai, Sávio Dino, teve seu mandato cassado sob a acusação de ser comunista e desabafou: “Hoje, 43 anos depois podemos bater no peito e dizer que somos comunistas.”
Sálvio Dino também agradeceu o carinho e a maneira acolhedora com que foram recebidos pelo Partido Comunista do Brasil, e completou dizendo que “além do belíssimo ato político de comemoração aos 85 anos do nosso partido destaco aqui a entrada no partido de personalidades e lideranças que deram e continuam dando sangue, suor e muito trabalho para termos um novo Brasil e um novo Maranhão”.
Ao final o presidente do PCdoB no Maranhão, Gerson Pinheiro, agradeceu a presença de todos e falou que o PCdoB só cresce no estado por ser um partido que estuda a realidade do seu povo e que, por isso mesmo, tem compreensão do seu papel na afirmação da nação e do socialismo no Brasil. Por conta disso, Gerson avisou que o PCdoB vai precisar de todos os que querem um Brasil soberano, democrático e com bases firmadas rumo à construção de um grande projeto nacional de desenvolvimento com o Maranhão sintonizado com esses ideais.
Personalidades e lideranças políticas de diversas frentes prestigiaram o ato político. O deputado federal Roberto Rocha (PSDB/ MA), o secretário de Minas e Energia do estado, Marcio Ferro, o secretário Adjunto de Juventude, Marcio Jardim, o membro da Direção nacional do PT, Washington Oliveira, o professor Alan Kardec Barros, da Universidade Federal do Maranhão, membros dos vários escalões do governo estadual, sindicalistas, estudantes da UJS, professores, operários, trabalhadores rurais, artistas, imprensa e curiosos.
De São Luís Marden Ramalho,
com Débora Máximo e Leonardo Cordeiro