TV cubana mostra hoje a 1ª entrevista de Fidel em 10 meses

A TV estatal cubana transmitiu nesta segunda-feira (4) novas imagens do presidente licenciado do país, Fidel Castro. A divulgação foi uma prévia de um longo depoimento que será transmitido hoje (5) – o primeiro que Fidel concede desde que transferiu o pod

O anúncio da entrevista foi feito no programa Mesa-Redonda. Segundo a emissora, um dos temas sobre os quais Fidel falou foi a visita a Cuba do líder vietnamita Nong Duc Manh. Na rápida prévia, de menos de um minuto, o líder cubano aparece de roupa esportiva, sentado, conversando com o apresentador Randy Alonso sobre Duc Manh, secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã.


 


“É uma pessoa muito inteligente e de uma sólida experiência e com muita energia”, declarou Fidel no vídeo divulgado. “(Duc Manh) Veio para trabalhar, para visitar os lugares de interesse, uma visita de trabalho de verdade.” Fazia quatro meses que Fidel não aparecia na TV.


 


Segundo agências de notícias, ele aparentou estar animado, mais forte que em vídeos anteriores. No dia 23 de maio, o líder cubano indicou – em um dos artigos que passou a escrever a partir do final de março – que estava arredio a aparições na mídia. “Para filmes e fotos que requerem que eu corte constantemente o cabelo, a barba, o bigode, e me adorne todos os dias, não tenho tempo agora. Tais apresentações, além disso, multiplicam os pedidos de entrevistas.”


 


No mesmo artigo, Fidel falou pela primeira vez de sua saúde e explicou que sofreu várias operações. O texto explica que, durante meses, o líder cubano dependeu de “veias furadas e cateteres” para receber alimentação. Hoje, Fidel recebe “por via oral tudo o que é necessário para a recuperação”. Ele não revelou a natureza de sua doença nem esclareceu se retornará oficialmente ao poder.