Fidel estava magnífico em entrevista na TV, diz Raúl Castro

O presidente interino de Cuba, Raúl Castro, disse nesta quarta-feira (6) que seu irmão Fidel estava “magnífico” durante a primeira entrevista televisionada em dez meses, desde que deixou o comando do país, levada ao ar nesta terça-feira. Em tom de brincad

Raúl, de 76 anos, está à frente do governo interino desde 31 de julho, quando Fidel Castro, que completa 81 anos em agosto, cedeu-lhe o Executivo depois de uma cirurgia de emergência com risco de morte.



O líder cubano – que há dez meses somente é visto em fotos e vídeos – reapareceu nesta terça-feira na TV em uma entrevista gravada de quase uma hora, na qual não deu pistas sobre seu regresso ao governo, afirmou que sua saúde já não era “segredo de Estado” e que fazia “o que devia” enquanto acrescentou que fará novos pronunciamentos pela televisão.



Fidel, que esteve sentado durante a entrevista, mostrou bom aspecto, voz pausada, mas firme e apareceu vestido com um uniforme esportivo branco, vermelho e azul, com uma bandeira cubana estampada e calçando tênis pretos.



A entrevista foi gravada na segunda-feira ao meio-dia e se centrou na recente visita do secretário do Partido Comunista do Vietnã, Nong Duc Mahn, e tratou brevemente de outros temas como a “incrível reação” contra o presidente norte-americano, George W. Bush, na reunião do G8 na Alemanha.



Fidel ainda destacou o crescimento da “consciência sobre o aquecimento climático” e o uso de biocombustíveis como matéria-prima para a indústria.



Fonte: Ansa Latina