Renan: 'Quem está com a verdade, não teme'
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quarta-feira que permanecerá na presidência da Casa durante as investigações do Conselho de Ética sobre as acusações de que o senador teria utilizado recursos da empreiteira Mendes Júnior. “
Publicado 06/06/2007 17:14
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), procurou demonstrar tranquilidade, nesta quarta-feira (6), depois que o Conselho de Ética decidiu instalar um processo para investigar se houve irregularidade na relação dele com o lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior. O relator do processo contra Renan será o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA).
“Estou absolutamente tranqüilo porque estou com a verdade e quem está com a verdade não teme nada”, disse o peemedebista de Alagoas. “Estou à disposição do Senado e continuarei representando o Senado. Ao final, a verdade vai prevalecer”, acrescentou.
Renan disse ainda que já foram encaminhados à corregedoria do Senado todos os documentos necessários para a investigação, como extratos bancários e cópias de suas declarações do Imposto de Renda. “Mandei todos os documentos antes que fossem solicitados”, declarou o senador.
O presidente do Senado disse que utilizava Cláudio Gontijo apenas como intermediário para fazer repasses à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha de três anos. E negou que tenha usado recursos de terceiro, inclusive da construtora Mendes Júnior.
Tuma: não há fatos contra Renan
Durante a reunião do Conselho de Ética, o corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), relatou ter se encontrado na noite de ontem (5) com a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon, que atuou nas investigações da Operação Navalha, da Polícia Federal.
Tuma disse que, segundo ela, até o momento, não foram apresentados fatos que indiquem a participação do presidente do Senado nas acusações relacionadas à operação. “Ela disse que até o momento não há nada contra ele”, informou aos integrantes do Conselho de Ética.