Sem categoria

Em Minas Gerais, Renato Rabelo pede ousadia nas disputas  eleitorais

Em sua agenda pela capital mineira, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, participou de um debate com a militância do partido. Com o tema ''Os desafios do Brasil e a Reforma Política'' Renato expôs para dezenas de pessoas os caminhos travados pela lege

O debate aconteceu na Assembléia de Minas e contou com a presença da deputada federal, Jô Moraes, do deputado estadual Carlin Moura, do vereador de Belo Horizonte, Paulão, do vice-presidente do PCdoB-MG, Zito Vieira e de diversas lideranças de Minas.Renato Rabelo falou da posição favorável que o PCdoB está colocado no cenário nacional e a necessidade do partido lançar candidaturas e projetos próprios. ''O PCdoB ganhou credibilidade, uma matéria prima rara na conjuntura política. E isso nos deu possibilidade de sermos mais ousados, do partido aparecer mais para o povo''.

 


Esse novo papel definido para o PCdoB está sendo impresso nos rumos das disputas eleitorais de 2008. Na avaliação de Renato estamos passando por um período de transição em que o partido passa a mostrar seu projeto em candidaturas majoritárias. ''Passamos muito tempo participando parcialmente do processo eleitoral, o momento agora é de transição, de ousadia para crescermos e nos fortalecermos'' enfatizou. Esse fato vem se construindo em Minas e no Brasil, o esforço do PCdoB é para que nas próximas eleições a legenda participe da disputa em diversas capitais. Em Minas, a prefeitura de Belo Horizonte e Contagem já tem os nomes Jô Moraes e Carlin Moura como pré-candidatos. ''Nós temos toda a autoridade política de apresentar um candidato à Prefeitura de Belo Horizonte'' sinalizou Renato.    


 


Na avaliação da conjuntura nacional, Renato Rabelo apontou os avanços do governo Lula e destacou dois deles: a negação da Alca, um dos pontos centrais de combate ao neocolonialismo, e o basta dado ao FMI. ''Mesmo com as limitações do governo Lula, esses dois passos são importantes'' enfatizou.


 


Reforma Política


A reforma política, em pauta no Congresso Nacional, também foi tema de debate no evento. Renato Rabelo enumerou os pontos da Reforma política que estão sendo discutidas e a implicação deles para a estrutura política brasileira. Em sua fala Renato mostrou os lados que estão sendo defendidos e seus objetivos. As bandeiras levantadas pelo PCdoB são o financiamento público de campanha e o sistema de lista pré-ordenada.  “O financiamento aparece como uma possibilidade mais adequada numa disputa democrática. Com o recurso público é mais fácil o controle. Agora, é impossível esse sistema sem a lista pré-ordenada, porque neste sistema não tem como fazer a divisão entre os candidatos” analisou. Com a lista fechada existirá a valorização dos partidos, a vida partidária.


 


Renato Rabelo chamou a atenção para o pacote da direita. “A reforma da direita pretende ficar como está ou teremos até retrocesso”. Fazendo menção aos itens propostos pelos partidos de direito, como a clausula de barreira e a coligação proporcional.  Renato alertou que este pacote defendido pela direita será para criar a status corus dos cinco partidos na política brasileira.


 


Ainda sobre a reforma política acusou a proposta do voto distrital como uma tentativa de eliminar as representações das minorias. Ao final Renato Rabelo respondeu as intervenções dos comunistas presentes que reafirmaram a palavra de ordem de audácia para o PCdoB.


 


De Belo Horizonte,
Mariana Áreas, com foto de Eliezer Dias