FECNAT reorganiza movimento comunitário potiguar

A Federação das Entidades Comunitárias de Natal – FECNAT realizou o seu congresso eleitoral e organizativo onde reconduziu para a direção da entidade os militantes comunistas, Lima Freire e José Maria Rabelo. O objetivo do congresso foi fazer da Federa

Representatividade


 


Fundada em 12 de Fevereiro de 1988, a FECNAT é uma organização sem fins lucrativos que congrega mais de cem entidades comunitárias de Natal. A Federação tem representantes no Conselho de Usuários de Transportes Coletivos, na Comissão de Defesa Civil e até bem pouco tempo também tinha participação no Conselho Municipal de Saúde e educação.A FECNAT participa e realiza também de eventos para unificar o movimento comunitário. Neste sentido a direção elaborou um modelo de Estatuto Único para unificar a política organizativa das Entidades de Natal.
A diretoria da FECNAT eleita no último sábado, dia 16 de julho, vêm com uma inovação estatutária: A federação passa a ter representantes em cada região de Natal/RN com funções de vice-presidência. Assim a entidade poderá melhor atuar em toda a Cidade. Esta nova direção manteve para os próximos três anos parcerias estratégicas que possibilitaram a organização da luta comunitária, constituindo as assessorias: jurídica e de imprensa.



Direito


 


Com a assessoria Jurídica a FECNAT pretende desenvolver trabalhos envolvendo as comunidade na defesa das comunidades. Lutas como a dos moradores do Conjunto Panatis (Zonoa norte de Natal) e comunidades circunvizinhas contra multa cobrada pela SEMURB pela falta de ligações de saneamento básico em suas residências. Ainda realiza um trabalho social na defesa do direito a reforma na moradia de quem adquiriu o imóvel através do Sistema Financeiro da Habitação.



Comunicação


 


A direção da FECNAT também constituiu a partir do congresso sua assessoria de imprensa que lançou na semana passada a Folha Comunitária, um jornal de periodicidade bimestral confeccionado e distribuído gratuitamente nas entidades comunitárias. A idéia é tornar o informativo como instrumento de reivindicação das entidades comunitárias de todo o estado, cobrando infra-estrutura pública de saneamento básico, calçamento, transporte, educação, saúde, entre outros. serviços públicos a exemplo da distribuição de água e luz.



A nova direção


 


 “Não há como potencializar o trabalho da FECNAT junto aos seus filiados e a sociedade potiguar sem a formulação de parcerias, uma vez que a Federação não conta com a colaboração financeira de órgãos públicos ou privados. Esse foi o meio encontrado pela direção da entidade para evitar as dificuldades na condução do movimento de anos anteriores”, afirmou o presidente da Federação, José Lima.


 


Contatos:



Presidente da FECNAT, José L. de Lima Freire: (84) 8829-0541 e 4009-1500.


 



De Natal (RN), Adriano Medeiros e Jan Varela.