Fórum de São Paulo se reúne em Assunção

Começou nesta segunda-feira (25) e termina nesta terça-feira o Encontro regional do Fórum de São Paulo na região do cone sul. A reunião ocorre às vésperas do encontro semestral dos chefes de Estado do Mercosul, também na capital paraguaia, a partir de qui

Realizada na sede do Congresso paraguaio, a reunião conta com a participação de representações da Argentina, do Uruguai, de 12 organizações políticas paraguaias e, pelo Brasil, do PCdoB e do PT. Representa o PCdoB, Ronaldo Carmona, da Comissão de Relações Internacionais do Partido.



O debate se instalou com a apresentação de informes sobre a situação política de cada um dos quatro paises. Pelo Brasil apresentaram a informacao os dois partidos presentes, que compartilharam o informe. O representante do PCdoB apresentou um panorama da situação brasileira, observando o ensaio de uma nova ofensiva da direita no sentido de desmontar a base de sustentação do governo Lula, discutiu as primeiras medidas do segundo mandato de Lula, como o lançamento do PAC e o debate atual no Congresso sobre a reforma política, além de ressaltar a importância da política externa progressista e ativamente integracionista do governo Lula.



Cenário paraguaio



Já a situação paraguaia vive intensamente os preparativos para as eleições presidenciais de agosto de 2008. Chama a atenção os violentos ataques de setores mais a direita do oficialismo ao pré-candidato Fernando Lugo, um ex-bispo vinculado a Teologia da Libertação, grande favorito para vencer as eleições, que deve ser apoiado por uma ampla frente de partidos que vão da esquerda até setores da direita não-colorada.



Há um grande debate nacional sobre as demandas paraguaias pela renegociação dos contratos das hidroelétricas de Itaipu, com o Brasil, e de Yacyretá, com a Argentina. Os paraguaios alegam que a energia não é vendida a preços de mercado.



Mas o que chama a atenção neste debate é a hipocrisia e a manipulação dos setores mais reacionários da classe dominante paraguaia, e da grande imprensa, em especial do diário ABC Color, antigo porta-voz da ditadura de Stroessner. Estes desenvolvem uma violenta campanha contra o Brasil e o governo Lula, a partir do tema de Itaipu.


Por trás desta campanha, alertam amigos paraguaios, está a tentativa de tirar o pais do Mercosul e situá-lo na esfera de influencia do imperialismo norte-americano, com a assinatura de um Tratado de Livre Comercio e da instalação efetiva de uma base militar no Chaco paraguaio.



A reunião do Fórum de São Paulo continua nesta terça-feira com um debate sobre os rumos e as dificuldades que se defronta o debate sobre a integração regional e a construção do Mercosul. Ao final dos trabalhos serão aprovadas algumas resoluções, dentre elas uma que apela para o Congresso brasileiro e paraguaio para aprovarem com celeridade o ingresso da Venezuela no Mercosul e apóia a legalidade da não- renovação da concessão da emissora fora da lei RCTV pelo governo venezuelano, lembrando ser esta uma atitude soberana do país e uma prática freqüente em muitos paises do mundo. Também deverá se aprovar a realização semestral destes Encontros, sempre próximos à realização das cúpulas semestrais do Mercosul.



De Assunção,
Ronaldo Carmona.