Djan Madruga e Fernandão recebem medalha de mérito esportivo Pan-americano

O vereador Roberto Monteiro (PCdoB/Rio) entregou na tarde do dia 25 as medalhas “mérito esportivo Pan-americano” para o nadador Djan Madruga e o ex-jogador de vôlei Fernando Ávila (Fernandão), “dois verdadeiros ícones do esporte nacional”.

A auditório ficou lotado para assistir à entrega da homenagem para os dois medalhistas em Pan-americano. Entre os presentes, Ary Graça, presidente da Confederação Brasileira de Vôlei; Coaracy Nunes Filho, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos; Manoel Tubino, presidente da Federação Internacional de Educação Física; o chefe de gabinete da Secretaria do Pan, Márcio Marques; a presidente do PCdoB/RJ, Ana Rocha – partido ao qual Djan é filiado; entre outras pessoas. 



A Câmara Municipal do Rio de Janeiro criou a Medalha de Mérito Esportivo Pan-Americano como forma de marcar a realização dos Jogos Pan-Americanos na cidade do Rio. Em seu discurso, Roberto disse que “a Câmara aprovou por unanimidade, outorgar esta láurea a este dois grandes campeões do esporte nacional que, por suas histórias de vida preenchem qualquer requisito que se possa propor e enobrecem e elevam a importância desta homenagem ao inscrever seus nomes entre os que ganharão esta medalha”.



Djan



Djan Madruga ganhou o campeonato Aberto dos EUA em 1980, o mundial Universitário no México e a 1ª Copa do Mundo no Japão, em 1979. Em 1984 completou o Triathlon mais famoso do mundo o Ironman do Havaí onde bateu o recorde mundial da etapa de natação. Atuando como nadador máster desde 1990, já ganhou 12 campeonatos mundiais, sendo que em 2004 estabeleceu novo recorde mundial na categoria para os atletas com mais de 45 anos nos 400 medley e em 2005 conquistou 3 medalhas de ouro nos jogos mundiais Máster no Canadá e foi bicampeão da Travessia dos Fortes, no Rio.



Fernandão



Fernandão foi um dos destaques da chamada “geração de prata”, que nas décadas de 70 e 80 ajudou a transformar o vôlei numa paixão nacional. Participou de duas Olimpíadas, Montreal em 76 e Los Angeles em 84, quando a equipe brasileira conquistou a medalha de prata. Fernandão é campeão Pan-Americano, tendo conquistado a medalha de ouro em Caracas, em 1983. Também participou do Pan de 75, conquistando a medalha de Prata.