Sem categoria

Nelson Jobim deve assumir Ministério da Defesa

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim (PMDB-RS) deverá ser o novo ministro da Defesa, em substituição a Waldir Pires. Jobim já havia sido convidado duas vezes pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva — em março deste ano e na semana pa

Segundo a Folha, Lula disse a Jobim que o futuro ministro terá autonomia para fazer todas as mudanças que julgar necessárias na aviação brasileira, inclusive mudando a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O presidente procurava um ministro capaz de comandar e acompanhar de perto o pacote de medidas do governo para o setor, lançado na última sexta. As medidas vinham sendo conduzidas por Dilma Roussef, da Casa Civil.


 


Além de Jobim, foram cogitados para o cargo os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Jorge Hage (Controladoria Geral da União), além do deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A troca de Pires não deverá ser a única — o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, também poderá ser demitido. Conforme a Folha, um dos políticos citados para o cargo é o experiente Fernando Bezerra, do PTB, ex-senador e ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso.


 


Além das mudanças nos principais cargos ligados ao setor, o governo estuda alterações no Conselho de Aviação Civil (Conac), que estava esvaziado até o acidente da última semana. Agora, o governo ensaia ampliar o conselho (hoje formado por seis ministérios e pelo comandante da Aeronáutica) e tirar do ministro da Defesa o status de presidente do órgão. Os ministérios da Justiça e Planejamento devem ser incluídos no conselho e podem até ocupar sua presidência.