PCdoB vai lançar Bloco de Esquerda no Piauí

O PCdoB vai lançar no mês de agosto em Teresina o Bloco de Esquerda, com data ainda a ser definida. O evento vai contar com a presença do depuatdo federal Ciro Gomes (PSB) e do senador Inácio Arruda (PCdoB). O bloco formado pelo PSB, PMN, PRP, PCdoB, PDT

Na época da eleição foi feito um acordo entre o PT, PCdoB e PSB para apoio as candidaturas a reeleição de Alto Rebelo, na Câmara e de Renan Calheiros no Senado. Segundo análise feita pelo presidente do comitê estadual do PCdoB no Piauí, Mário Ângelo Meneses, a partir do episódio da disputa pela presidência da Câmara ficou definido um realinhamento mais de centro do PT com o PMDB. “Em função do não cumprimento deste acordo por parte do PT, houve um realinhamento de forças políticas. O PT se alinhando mais ao centro com o PMDB e o PCdoB a esquerda com o PSB e o PDT, isso configurou o início da formação deste bloco de esquerda”, explica Meneses.



Apesar da formação de um novo bloco político, os partidos que compõem a nova formação dizem que mantém o apoio ao presidente Lula. No caso do PCdoB, o partido diz que o PT não é mais o aliado natural e que as alianças prioritárias para eleições são com os partidos do Bloco de Esquerda. “Na prática há um realinhamento tático do PCdoB, nós não estamos mais nos alinhando automaticamente com o PT, como também mão estamos rompendo com o PT, em função deste bloco buscar onde for possível, também não é uma camisa de força, buscar também nos municípios alianças com partidos deste bloco”, disse Meneses.



Mário Ângelo informou que, a partir de agora, vai buscar conversar com os presidentes dos partidos no Piauí que formam o bloco de esquerda para articular a consolidação do novo bloco político no estado. “A idéia aqui no Piauí é buscar contato com os presidentes dos partidos que compõem o bloco, estamos agendando esta conversa individualmente e depois coletivamente o lançamento do bloco no Piauí”.



No Piauí, o PCdoB já anunciou a candidatura do deputado federal Osmar Junior para disputar a prefeitura de Teresina e, segundo Mário Ângelo, vai buscar apoio para fortalecer a candidatura do comunista. “Na realidade estas questões das eleições no Brasil, ela se inicia quando se termina um pleito, então na eleição presidencial estamos há mais de um ano que ocorreram as eleições, ela está se delineando o caminho. O PCdoB já se definiu e lançou o nome do deputado Osmar Junior como candidato a prefeito de Teresina e buscará entendimento com outros partidos, no campo da eleição municipal”.



Além de Inácio Arruda e Ciro Gomes, o PCdoB está articulando a vinda do ministro do Trabalho Carlos Lupi (PDT) e do deputado Aldo Rebelo (PcdoB).