Abbas: desconheço idéia de Israel para Estado palestino
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse neste domingo que desconhece a proposta de Israel de negociar um ''acordo de princípios'' para a criação de um Estado palestino na maior parte do território da Cisjordânia e da Faix
Publicado 29/07/2007 17:59
O presidente da ANP também afirmou que as autoridades palestinas estão ''dispostas a alcançar um acordo de paz'' com o governo de Jerusalém e afirmou que, ''neste ponto, os israelenses devem ser muito sinceros''. Abbas não soube dizer em que prazo acha possível a criação do Estado palestino, mas informou que o presidente americano, George W. Bush, e a secretária de Estado, Condoleezza Rice, garantiram que se propõem a conseguir uma solução para o conflito palestino-israelense antes do fim do mandato, em janeiro.
''Não posso dizer quando, mas sei que devemos negociar com os israelenses, estabelecer canais de contato e trabalhar para isso. Devemos aproveitar o atual momento oportuno'', disse Mahmoud Abbas.
Amigo americano
As declarações de Abbas acontecem no mesmo momento em que os Estados Unidos da América (EUA) anunciam uma doação de mais 30 milhões de dólares a Israel para ajuda militar nos próximos dez anos. O primeiro-ministro, Ehud Olmert, confirmou o reforço financeiro, justificando que o Estado judaico deve “manter a superioridade militar”.
Na última década, os EUA doaram a Israel 9.100 milhões de euros. A nova ajuda constitui um aumento de quase 43 por cento. O primeiro-ministro israelita revelou que a ajuda ficou decidida num encontro privado com o presidente norte-americano George W. Bush.
No entanto, o Chefe de Governo mostrou-se prudente quanto às informações relativas à próxima venda de armas pelos EUA à Arábia Saudita e a cinco outros países do Golfo Pérsico para contrariar a influência crescente do Irã naquela região.
Fonte: EFE