Sem categoria

PCdoB confirma candidatura própria à prefeitura de Ribeirão Preto

A Conferência Municipal Extraordinária do PCdoB em Ribeirão Preto (SP), que ocorreu no último dia 29, no Salão Nobre da Câmara Municipal, constituiu significativo avanço da esquerda e das forças democrático-populares da cidade, comprovando a nova vitalida


Na primeira parte da Conferência, foi anunciada e recebida com entusiasmo a filiação de Wagner de Souza, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto e mais nove membros da diretoria da entidade. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região, Elio Antônio Cândido, foi outra liderança expressiva que, ao lado de mais 12 diretores do Sindicato dos Metalúrgicos, se filiaram ao PCdoB. Representando o Comitê Central do PCdoB, o camarada Batista destacou a importância do reencontro do PCdoB com sindicalistas de luta, afirmando que num quadro de polarização entre os interesses dos trabalhadores e as ameaças conservadoras, não há espaço para meio-termo. Batista registrou que a filiação de lideranças sindicais ao PCdoB de Ribeirão Preto revela que o anseio dos trabalhares por avanços é visível.


 


O clima que perpassou a reunião foi de muito entusiasmo, clima este destacado na intervenção de Jamil Murad, que fez parte da mesa diretora dos trabalhos. O secretário de comunicação da direção estadual do PCdoB, Rodrigo de Carvalho e o secretário sindical, Marcelo Cardia, também participaram do encontro. Reginaldo de Oliveira, o Sabará, vereador em Batatais e membro da direção estadual do PCdoB demonstrou entusiasmo com a entrada de diversos sindicalistas no Partido.


 


Destacada participação das mulheres


 


A presença representativa de mulheres foi outro grande destaque da Conferência Municipal. Educadoras, assistentes sociais, enfermeiras, advogadas, lideranças comunitárias, arquitetas, esportistas, a Conferência Municipal demonstrou a legitimidade do crescimento da participação feminina na vida política da cidade. A presidente estadual do PCdoB, Nádia Campeão, destacou que o partido em Ribeirão Preto está encontrando os mecanismos para que as mulheres interfiram com maior força no cenário político, ajudando a impulsionar a luta por transformações progressistas na cidade. A própria composição da nova direção municipal expressou a justeza desse entendimento: dos 18 membros do diretório, 6 são mulheres.


 


Contando com grande representatividade da sociedade civil, o grande significado da Conferência é que, mesmo levando em conta a diversidade dos delegados presentes – a maioria recém-filiados ao PCdoB -, não houve discordância no diagnóstico sobre a realidade da política nacional e municipal, nem sobre a necessidade de unificar as forças democráticas e populares em torno da candidatura própria do PCdoB a prefeitura municipal em 2008. A Conferência aprovou a nova tática eleitoral do Partido, reafirmando que em torno da candidatura própria do PCdoB é possível vislumbrar bases políticas e sociais de centro-esquerda, minimamente sólidas e organizadas, para traduzir em alternativa política as demandas progressistas da cidade.


 


Candidatura do PCdoB para Ribeirão avançar


 


O pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto pelo PCdoB, professor Lages afirmou que tudo que o PSDB poderia fazer por Ribeirão Preto já é conhecido. E não é suficiente. ''A solução dos problemas da nossa cidade exige uma transformação e uma mudança profunda na forma de governá-la. Ribeirão tem hoje um governo cuja capacidade de resposta está muito aquém das exigências colocadas por uma sociedade e uma economia em veloz e complexa transformação. É participando com clareza, ousadia e com candidatura própria nas eleições de 2008 que o PCdoB afirmará cada vez mais sua identidade. Não uma identidade rígida, autocentrada, mas uma identificação de esquerda, popular e democrática que, possibilite uma reflexão permanente e profunda sobre a validade de nossos pontos programáticos e da conversão destes em políticas de governo.''


 


A necessidade da independência da Câmara Municipal em relação ao Executivo e a renovação do legislativo são outros pontos destacados por Lages como um posicionamento vitorioso da Conferência. ''O que vemos aqui é uma submissão escandalosa dos partidos ao governo. A Câmara Municipal precisa de independência e renovação. O apelo popular por mudanças e por ousadia é um bom ativo eleitoral e político. A proposta do PCdoB é construir uma frente ampla, marcadamente de esquerda, compromissada com as lutas do povo e preocupada com a renovação dos agentes políticos da nossa cidade. É urgente, para as forças populares, democráticas e de esquerda, recuperar maior visibilidade no cenário político municipal, sem contudo ceder à tentação de um alinhamento ao centro e a grupos políticos que sustentam o atual governo tucano.''


 


PCdoB de Ribeirão recebe a adesão de mais 500 filiados


 


O PCdoB ganhou nas últimas semanas a adesão de vinte dirigentes sindicais e mais de 150 filiados. Nos meses que antecederam a conferência municipal do partido,  o PCdoB já recebeu cerca de 350 novas filiações. Ao todo o partido deverá passar dos 1300 membros, se tornando uma das legendas com maior número de filiados na cidade. ''Vamos mostrar que não estávamos brincando de fazer partido. Vamos entrar com força na disputa pela prefeitura municipal e pela renovação do legislativo. A nossa intenção é consolidar o PCdoB como força política destacada em Ribeirão Preto''.


 


A rápida ascensão de Lages, como pré-candidato à sucessão, acabou precipitando, ao menos nos bastidores políticos, a discussão sobre cenários para a eleição municipal de 2008 e é fruto da tática do partido. Historiador e novo presidente do diretório local, Lages confirma que o tom da campanha do PCdoB será prepositivo, mas renovador ''Temos dois ou três grupos que se consideram proprietários da Prefeitura Municipal. O nosso partido cresceu muito neste ano e estamos confiantes que a nosso proposta de cidade é melhor e mais abrangente''.


 


Mesmo com uma e inédita tática eleitoral o PCdoB de Ribeirão Preto em 2007 não registrou uma única dissidência em suas fileiras. ''O nosso partido dispõe de algo que o distingue, que é a unidade. O PCdoB tem sabido manter-se unido, e é isso que o faz cada vez mais forte'' afirmou Djalma Batigalhia, que retomou, efetivamente, sua militância no Partido e foi eleito para o novo diretório municipal.


 


Batigalhia reforçou a importância da tática do PCdoB em lançar candidatura própria a prefeito e uma chapa completa de vereadores, mas procura esfriar qualquer crise com o PT e outras forças aliadas ou próximas da legenda. ''Num momento de uma reformulação tática profunda, como a que o PCdoB implanta, é natural que surjam controvérsias, algumas observações mais duras, algumas incompreensões. No processo democrático onde o partido se consolida como uma nova força política acontecem esses problemas, mas não podemos torná-los maiores do que eles são'', disse. ''O fortalecimento do PCdoB é o fortalecimento das oposições em Ribeirão Preto. Segundo ele, não há outro quadro político que represente ''tão bem a resposta do povo em Ribeirão Preto como o comandante Lages''. Batigalhia citou Vinícius de Moraes para justificar a sua posição ''a vida é a arte do encontro''. ''Temos que saber como podemos levar a  todos que defendem uma Ribeirão Preto diferente a se encontrar numa ampla frente contra aqueles que dirigem a cidade sem a menor sensibilidade social''.


 


De Ribeirão Preto,
Djalma Batigalhia