Saúde pública será debatida em seminário nacional do PCdoB
''O PCdoB sempre teve atuação no setor de saúde pública, porque do ponto de vista do cotidiano, existe uma demanda premente da população. No período atual, o problema de saúde se eleva, exigindo uma política pública superior''. A reflexão é feita pela
Publicado 02/08/2007 17:58
Para a parlamentar, que fará parte de uma das mesas-redondas, existem três razões que exigem uma melhoria no segmento da saúde pública – a histórica desigualdade social do Brasil; o empobrecimento dos setores médios que largaram os planos privados e passaram a usar o SUS e um certo grau de descontrole da atividade da saúde privada.
O Partido decidiu realizar esse seminário para discutir e compreender essa realidade e tirar propostas e sugestões que vão servir para as ações e atuações dos comunistas no Executivo, nos parlamentos, nos conselhos de controle social e nos sindicatos. O evento reunirá o conjunto de militantes que tem essa intervenção multilateral.
O seminário será iniciado com a palestra do presidente do Partido, Renato Rabelo, sobre ''O momento político e a tática do PCdoB'', às 9h30min desta sexta, no Saint Paul Park Hotel, em Brasília.
O encerramento será feito por uma mesa-redonda sobre as ''Diretrizes da política do PCdoB na área da saúde e plano de estruturação do trabalho nacional do partido'', reunindo o secretário sindical do Partido, João Batista Lemos; a deputada Jô Morais e o Secretário de Relações Institucionais e Políticas Públicas, Ronald Freitas.
Programação
Sexta-feira (3)
9h30min: O momento político e a tática do PCdoB
Conferência: Renato Rabelo, presidente do PCdoB
Debate entre os participantes
12h30min – Almoço
14 horas – Avanços e impasses da política pública de saúde no Brasil e um novo modelo de desenvolvimento nacional.
Mesa-redonda: Jandira Feghali
Adson França
Coordenador: Agnelo Queiroz
17 horas – Pacto pela saúde e a gestão e a gestão do SUS
Mesa-redonda: Carmem de Simoni
João Ananias
Alfredo Boa Sorte Júnior
Coordenador: Gilda Almeida
Sábado (4)
9 horas: A seguridade social e o financiamento da saúde
Mesa-redonda: Elias Jorge
Lígia Bahia
Coordenador: Jussara Cony
11 horas: O movimento popular e o controle social na saúde
Mesa-redonda: Márcio Florentino
Wander Geraldo
Ronald dos Santos
Coordenador: Clair Castilhos
12h40min – Almoço
14 horas – Diretrizes da política do PCdoB na área da saúde e plano de estruturação do trabalho nacional do partido secretário sindical do Partido
Mesa-redonda: João Batista Lemos
Jô Morais
Ronald Freitas
17 horas – Encerramento
De Brasília
Márcia Xavier