Sem categoria

New York Times publica artigo sobre os 5 Heróis Cubanos

Boletim enviado pelo Comitê Nacional para a Liberdade dos Cinco, neste domingo (5), informa que finalmente o jornal New York Times informou a seus leitores sobre a situação dos heróis presos ilegalmente nos Estados Unidos.

Segundo o texto divulgado pelo Comitê, o artigo do NYT cobre praticamente todos os aspectos do caso e, surpreendentemente, mostra que em Cuba os Cinco são considerados de fato heróis.



Confira abaixo a nota divulgada pelo Comitê:



“Queridos amigos dos Cinco:



O New York Times finalmente informou a seus leitores sobre os Cinco cubanos! Um importante artigo e bastante grande, de 1.494 palavras, foi publicado na edição deste domingo (5). O artigo cobre quase todos os aspectos do caso – a decisão judicial, a história do processo de apelações, incluindo a exposição oral que será feita em 20 de agosto. Também fala do status dos Cinco como heróis em Cuba e a negativa de vistos para Olga Salanueva e Adriana Pérez (esposas de René González e Gerardo Hernández,
respectivamente).



O texto menciona também que a libertação de Posada Carriles fortaleceu o argumento de muitos que dizem que os EUA assumem uma posição hipócrita quando fala de sua suposta “guerra contra o terrorismo”, e mais. O artigo, escrito por James C. McKinley Jr., cita a entrevista recém-feita pela BBC com Gerardo Hernández. Isso mostra que cada êxito que rompe o silêncio midiático pode conduzir a outros avanços na imprensa.



New York Times é conhecido como o “jornal nacional”. Não só tem uma alcance a seus leitores dos EUA diretamente, mas também a centenas de diários espalhados para todo o país. Então, milhões de pessoas pela primeira vez certamente passaram a conhecer o caso dos Cinco a partir desse artigo.



Façam chamadas a outros jornais!!



É importante que ajam de imediato para que o artigo saia em todas as partes. O conhecimento a nível nacional e internacional sobre a causa de Gerardo, Ramón, Antonio, René e Fernando é fundamental para conseguir sua liberdade.”