Sem categoria

DEM e PSDB ameaçam travar Senado até derrubar Renan

A bancada do DEM (ex-PFL) no Senado decidiu esta terça-feira (7) obstruir todas as votações do Senado que sejam conduzidas por Renan Calheiros (PMDB-AL), para forçar sua renúncia do cargo de presidente da Casa. O DEM considera o PSDB, cuja bancada está re

A reunião do DEM decidiu também entrar com uma representação visando abrir novo processo disciplinar contra Renan. “A representação (contra Renan) será feita. Ela já está pronta, só aguardamos a posição do PSDB, que é o parceiro preferencial, para fazermos um documento único e encaminharmos à Secretaria-Geral do Senado para que a matéria chegue ao Conselho de Ética (onde é instalado o processo disciplinar)”, disse Agripino, logo após a reunião.



 Agripino: “Até que o presidente entenda”



Segundo o líder, a situação de Renan ficou insustentável após as denúncias da revista Veja no último fim de semana, acusando o senador de participação ilegal, através de “laranjas”, na compra de veículos de comunicação em Alagoas. “O presidente deveria ter se afastado há mais tempo. Com isso os trabalhos do Senado estariam normais e a democracia estaria preservada em sua inteireza”, justificou o parlamentar.



“Se  o presidente Renan insiste em permanecer no cargo, só há uma forma de nós revelarmos o desconforto que nos atinge: é não dando quorum, é obstruindo a pauta das matérias até que o presidente entenda que a forma de o Senado voltar a normalidade é a sua licença”, disse ainda José Agripino.



O líder do DEM admitiu, porém, que será difícil impedir votações presididas por Renan Calheiros caso outras legendas não venham aderir à obstrução. “A idéia é impedir que o presidente Renan presida as sessões do Senado”, disse Agripino. Ele agregou que iria em seguida buscar a resposta do PSDB sobre as iniciativas conjuntas contra Renan. O PSDB iniciou reunião de sua bancada para decidir sobre o assunto no início da tarde desta terça.



Virgílio pensa em “dar uma meia trava”



“A decisão de representar já está tomada. Vamos apenas aguardar a decisão do PSDB. Se o partido quiser, assinaremos juntos, senão, vamos representar sozinhos”, enfatizou Agripino, que concorreu com Renan à presidência do Senado, em fevereiro, perdendo por 51 votos a 28.



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que a bancada decidiria sua posição nesta terça-feira (7). Mas adiantou que existe a possibilidade de boicotar votações enquanto Renan não cair. “A tendência é votar até a Lei Geral de Micro e Pequena Empresa e depois dar uma meia trava” . Atualmente, quatro medidas provisórias trancam a pauta. Depois de destrancada, existe um acordo entre os senadores de que a primeira matéria a entrar em votação é a da micro e pequena empresa.



Da redação, com agências