Prestigiado jantar em BH contribui para nova sede do PCdoB
Mais um alicerce foi colocado na construção da sede própria do PCdoB. Desta vez, foi Minas Gerais que deu sua contribuição ao realizar um prestigiado jantar de arrecadação de fundos. Compareceram ao Restaurante Fogo de Chão, em Belo Horizonte, 182 convida
Publicado 07/08/2007 18:12
Representando a amplitude do PCdoB no cenário político, estiveram presentes representantes de vários partidos, como PSDB, DEM, PMDB, PV, PT, PSB, PP, que se juntaram aos jornalistas, intelectuais e empresários presentes no jantar dos comunistas.
O presidente da Assembléia Legislativa, Alberto PintoCoelho, do PP compareceu, assim como os secretários do governo estadual, Custódio Matos, do Desenvolvimento Social, e Gustavo Correa, dos Esportes, além dos secretários da prefeitura de Belo Horizonte, Renato Pereira e Mário Assad e o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto.
Reconhecimento político
Haroldo Lima, presidente da ANP (Agência Nacional de Petróleo) também marcou presença, junto com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, que falou da campanha pela construção da sede no país, “nosso espírito de boa convivência e civilidade política hoje é exaltado por todos, quando reunimos apoios para uma importante conquista. Estamos realizando estes jantares em várias capitais. Já fizemos no Rio e em Brasília. Talvez sejamos o único partido a conseguir reunir apoios tão diversos, que nos apóiam porque respeitam nossa trajetória e nossa forma de fazer política”.
Para o representante do PCdoB na Assembléia, deputado Carlin Moura, “A amplitude do jantar representa o momento político que o Brasil passa e que o PCdoB ajudou a construir”.
Filiado ao DEM (ex-PFL), o secretário de esportes Gustavo Correa, afirmou ter grande admiração ao trabalho dos comunistas, “temos que reconhecer a importância do PCdoB na história do país e sua coerência no cenário nacional. Estou aqui, porque não tenho dúvida de que ajudar o PCdoB a crescer é fortalecer a democracia brasileira”.
Comunistas mineiros
Já o prefeito de Uberaba e ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto, que se deslocou para BH exclusivamente para o jantar, falou da sua histórica relação com o PCdoB. “Sempre mostrei com atitudes meu respeito pelos comunistas. Quando era presidente da Assembléia de Minas Gerais, o PCdoB era um porto seguro onde
eu ia atracar nos momentos mais difíceis, trata-se de um partido muito lúcido”.
Considerado um dos políticos mais próximos ao vice-presidente José Alencar, Adauto ressaltou o respeito que o vice tem pelo PCdoB, “já perdi a conta das vezes em que eu e o Zé nos pegamos conversamos sobre a importância dos comunistas aqui no nosso estado”.
José Maria Alckimim, famosa raposa da política mineira, já dizia que “mineiro não conversa, conspira”. Com tantos políticos reunidos, não faltaram articulações e discussões, principalmente sobre os rumos das eleições de 2008, em que o PCdoB tem pré-candidatos à prefeitos em cidades como Belo Horizonte, com a deputada federal Jô Moraes e em Contagem, com o deputado estadual Carlin Moura.
O deputado federal do PT, Virgílio Guimarães, especulou sobre a possibilidade de unidade das esquerdas na capital, “acho ótimo que o PCdoB busque sua afirmação no cenário nacional e também local. Portanto, se nosso projeto político em BH apontar que é candidatura da deputada Jô Moraes, serei o primeiro a estar junto nesta jornada”.
De Belo Horizonte,
Kerison Lopes e Vinícius Rezende