Sem categoria

São Francisco, 180: shows de MPB para a faculdade de Direito

A TV Cultura leva ao ar neste sábado (11) dois programas especiais realizados em co-produção com o Sesc-SP e com apoio da Prefeitura do Município de São Paulo, celebrando datas históricas da Faculdade de Direito da USP – a célebre escola do Largo de São F

E transcorrem também os 30 anos da divulgação da Carta aos Brasileiros – um corajoso manifesto contra a ditadura militar então vigente no país, que foi lido no tradicional prédio das Arcadas pelo professor Goffredo da Silva Telles.


 


Para assinalar as duas datas, a TV Cultura e o Sesc-TV exibem ao vivo, das 17 às 20 horas, o show 180 x Onze – Homenagem à Faculdade Mais Famosa do Brasil, que reunirá grandes nomes da música popular brasileira: Alceu Valença, Toquinho, Tom Zé, Luciana Mello e a banda Mamelo Sound System. Na seqüência, às 20 horas, será apresentado o documentário Ultimato À Ditadura, que conta a história da Carta aos Brasileiros.


 


O show será apresentado por Maria Júlia Coutinho e Rodrigo Rodrigues, e terá seis blocos de 30 minutos, intercalados por reportagens, dramatizações e leituras de poemas de ex-alunos que se tornaram celebridades, como Castro Alves, Fagundes Varela, Mário de Andrade e Guilherme de Almeida, entre vários outros. Participam das dramatizações, com episódios famosos da vida acadêmica da São Francisco em parte pré-gravados e em parte encenados ao vivo, os atores Caio Blat, Paschoal da Conceição, Marat Descartes, Lavignia Pannunzio e José Carlos Machado.


 


Ao longo do programa, serão mostradas as relações da Faculdade de Direito com o desenvolvimento da cidade de São Paulo, com a política nacional, a justiça, as artes e a cultura. 180 x Onze tem direção de show de Antonio Carlos Valim, direção de roteirização e dramaturgia de Pedro Vieira, e direção-geral de Gabriel Priolli.


 


Já Ultimato À Ditatura, dirigido por Ricardo Soares, usa imagens de arquivo do período da ditadura militar, entre elas as cenas do professor Goffredo da Silva Telles lendo a Carta aos Brasileiros, na noite de 11 de agosto de 1977, no pátio das Arcadas repleto de estudantes, políticos e personalidades.


 


O programa reconstitui o tenso ambiente político vivido no país naqueles anos, mostrando a importância que o manifesto teve na luta pela liberdade e pela volta à democracia, com depoimentos de pessoas que participaram de sua redação, como os advogados Dalmo Dallari, Modesto Carvalhosa e José Carlos Dias.


 


A Carta aos Brasileiros foi subscrita por diversas personalidades, professores e estudantes, assinalando os 150 anos da instituição dos cursos jurídicos no Brasil e da fundação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Ela despertou interesse em todo o Brasil e no exterior, servindo de base para o movimento das Diretas Já, em 1984.


 


Os programas especiais 180 x Onze e Ultimato à Ditadura serão transmitidos simultaneamente pela TV Justiça, canal do Poder Judiciário, dirigido pelo Supremo Tribunal Federal.