Sem categoria

Nova diretoria da UNE toma posse com passeata no RJ

A nova diretoria da UNE tomará posse, nesta sexta-feira (10), no Rio de Janeiro, com uma passeata pelas ruas da cidade. A concentração será às 13h, no Largo do Machado. De lá, os estudantes seguirão em direção ao terreno na Praia do Flamengo, 132. A passe

No terreno, haverá um ato público com a presença dos deputados Aldo Rebelo (ex-presidente da UNE) e Manuela D'Ávila (ex-diretora da UNE). O integrante da executiva da CUT, Antonio Carlos Sips, também confirmou presença.


 


Culturata


 


Repetindo a irreverência que já caracteriza as “culturatas” das Bienais da UNE, a passeata da sexta-feira será acompanhada pelo grupo Rio Maracatu e terá ao longo do seu trajeto intervenções culturais.


 


O novo diretor de cultura da UNE, Rafael Simões, disse que a passeata de sexta-feira será uma homenagem à culturata de encerramento da 5ª Bienal, em primeiro de fevereiro, que levou cerca de 5 mil estudantes para ocupar o terreno das entidades estudantis na praia do Flamengo. “Nós sairemos do Largo do Machado, passaremos pela rua do Catete, chegaremos da Praia do Flamengo e entraremos novamente no terreno, simbolicamente, comemorando a retomada da nossa sede”, disse.


 


Mas não será um ato somente de comemoração, como explica a presidente da UNE Lúcia Stumpf. “A passeata terá duas bandeiras importantes, que são o repúdio à proposta de maioridade penal e a defesa do Passe Livre também para estudantes universitários, como forma de garantir a permanência do aluno nas instituições. Isso mostra que a UNE está viva e atualizada como nunca, e essa gestão já assume em sintonia com as questões mais urgentes do estudante brasileiro”, afirmou.


 


Segundo Lúcia, a passeata de posse também demonstra como será o tom dessa nova gestão da UNE: “Serão dois anos de luta, será uma gestão mais radicalizada e ousada. A primeira prova disso é a passeata de amanhã e a segunda será a extensa jornada de lutas que faremos no mês de agosto em todo o país”, disse. Ela se refere à jornada de Lutas da UNE e da Ubes, que tomará as ruas do país de 20 a 14 de agosto (saiba mais).


 


Posse e atividades culturais


 


Dentro do terreno, com a presença de autoridades e personalidades, as novas diretorias da UNE e da UEE-RJ (União Estadual dos Estudantes) serão empossadas. No local haverá também a apresentação do projeto elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para a construção da nova sede da UNE na Praia do Flamengo. O prédio original, cedido aos estudantes na década de 40 pelo presidente Vargas, foi invadido e incendiado pela ditadura, em 1964, e demolido na década de 80.


 


Para encerrar o dia de comemorações, haverá show com a velha guarda da Vila Isabel.


 


No sábado, 11 de agosto, data do aniversário da UNE e também dia do estudante, atividades culturais gratuitas no terreno vão acontecer durante todo o dia. O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) do Rio de Janeiro programou exibição de filmes infantis e uma festa “agostina”, com quadrilha, barraquinhas e trios de forró.


 


A nova presidente da UNE diz que os atos serão uma homenagem àqueles que não puderam chegar até aqui para presenciar o setentenário da entidade. “Que outros 70 anos venham e que nunca esqueçamos os Honestinos, Vannucchis e Edsons que doaram a vida pela luta”, afirmou Lúcia.



 


Passeata de posse da nova diretoria da UNE
Dia: Sexta-feira, 10 de agosto
Concentração: Largo do Machado – Rio de Janeiro
Horário: 13 Horas


 


Festa de 70 anos
Dia: Sábado, 11 de agosto
Local: Terreno da Praia do Flamengo, 132
Horário: a partir das 16h