Assembléia Legislativa faz homenagem à UNE em Grande Expediente

Por iniciativa do deputado Raul Carrion (PCdoB) ocorreu, nesta quinta-feira, 9 de agosto, o Grande Expediente em homenagem aos 70 anos da UNE. Participaram do ato, no plenário da Assembléia Legislativa, o representante da UNE, Jorge Igor Gonçalves de A

O parlamentar fez um histórico dos 70 anos de lutas e perseguições sofridas pela entidade, que completa aniversário com a quarta mulher na liderança, Lúcia Stumpf. “A UNE a cada dia vai consolidando-se como a grande liderança na luta estudantil”, lembrou Carrion. Ao lembrar os anos de repressão, Raul comenta: “em nenhum momento a UNE baixou a cabeça durante a ditadura.”


 



Carrion também destacou a realização do 50º Congresso da UNE, em Brasília, durante o qual foram eleitos 5 mil delegados. “A UNE representa hoje o ardor da juventude, da rebeldia e da luta”, disse. O deputado Raul Pont elogiou a iniciativa da homenagem. Durante seu aparte, o deputado Alexandre Postal lembrou que a UNE é exemplo de luta pela ética nacional. O deputado Paulo Odone disse que fez questão de participar do ato em respeito pela luta da UNE.


 



História de lutas


 


A UNE destaca-se por lutas históricas contra o preço abusivo das mensalidades, a defesa nos investimentos em educação pública e o debate sobre a reforma universitária. Entre seus representantes constam nomes de destaque na política atual como o ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr., e o deputado federal Aldo Rebelo, ambos do PCdoB.


 



A UNE foi fundada em 1937 e em seus 69 anos, esteve presente nos principais acontecimentos políticos, sociais e culturais do Brasil. Desde a luta pelo fim da ditadura do Estado Novo, aos anos de chumbo do regime militar, às Diretas Já e ao impeachment do presidente Collor. Também foi um dos focos de resistência às privatizações e ao neoliberalismo que marcou a Era FHC. Sua atual presidente é a estudante gaúcha Lúcia Stumpf.


 



Isabela Soares