Bancários do PA/AP aprovam a minuta de reivindicações que será entregue à Fenaban nesta sexta

Em assembléia realizada nesta quinta-feira (9/08) na sede do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá os trabalhadores aprovaram a minuta de reivindicações da Campanha Nacional 2007. A pauta é resultado do processo de debates e análises feitas pelos tra

A entrega da minuta à Fenaban será feita pela Contraf-Cut nesta sexta-feira, dia 10, às 15h, em São Paulo. Alberto Cunha, presidente do Seeb-PA/AP estará presente à reunião com a Fenaban, pois a entidade faz parte do Comando Nacional, que foi ampliado de 21 para 33 membros conforme deliberação da Conferência Nacional.


 


Principais pontos da minuta


 


Entre as principais reivindicações econômicas estão reajuste de 10,3%, que prevê aumento real de salários de 5,5%, e criação de um piso salarial para todos os bancários de R$ 1.628,24 (salário mínimo definido pelo Dieese para que o trabalhador tenha assistidas suas necessidades básicas), além de Plano de Cargos e Salários em todos os bancos. Os bancários também vão lutar por uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de dois salários, mais uma parcela fixa de R$ 3.500, distribuída de forma linear para todos. A íntegra da minuta está disponível no site do Sindicato.


 


Em relação à estratégia, os bancários decidiram por uma Campanha Nacional Articulada, o que significa que, juntamente com a mesa da Fenaban, serão instauradas negociações específicas efetivas para os bancos públicos. Dessa forma, questões que dizem respeito a toda a categoria serão negociadas na mesa geral, enquanto as questões específicas dos bancos públicos serão negociadas diretamente com as direções do banco, em mesas específicas.


 


Remuneração variável


 


Uma das cláusulas da minuta que será apresentada pela Contraf-CUT diz respeito à remuneração variável que é a distribuição de 10% do total das vendas de produtos financeiros e 5% da receita de prestação de serviços, apurada trimestralmente e distribuída de forma linear. Durante a assembléia do Sindicato dos Bancários PA/AP foi aprovado o envio de carta da entidade manifestando o desagrado dos bancários com este ponto da pauta.


 


“Os clientes, a sociedade, os trabalhadores são explorados pelos bancos com altas taxas de serviços, juros exorbitantes, metas abusivas. Sempre lutamos contra isso. Não podemos agora ser sócios dos banqueiros, nos beneficiando dessa exploração”, argumentou José Marcos Araújo (Marcão), secretário geral do Seeb-PA/AP. A maioria dos bancários presentes concordou com a posição defendida e aprovou o envio do documento à Contraf.


 


A assembléia aprovou os demais pontos da pauta: a Contec foi desautorizada a representar o Sindicato em negociações coletivas ou em dissídios coletivos, bem como assinar convenção ou acordos coletivos de trabalho; os trabalhadores autorizaram a diretoria do Sindicato a realizar negociações coletivas, celebrar convenção coletiva de trabalho, convenções/acordos coletivos aditivos, bem como convenção/acordo de PLR e, frustradas as negociações, defender-se e/ou instaurar dissídio coletivo de trabalho, bem como delegar poderes para tanto; foi aprovado o desconto assistencial de 1% da remuneração dos bancários, quando da assinatura do acordo, garantido o direito à oposição.


 


 


De Belém,


José Marcos Araújo (Marcão)