Espanhol será a segunda língua mais falada do mundo em 2030
O espanhol será a segunda língua mais falada do planeta em 2030, previu o secretário da Associação de Academias da Língua, em uma conferência sobre o idioma que se encerrou neste sábado (11) em Buenos Aires. Atualmente ele ocupa o quarto lugar, atrás do c
Publicado 11/08/2007 23:25
Atualmente o espanhol é falado por 5,7% da população mundial. Esta cifra crescerá para 7,5% dentro de 23 anos, segundo os cálculos de Humberto López Morales.
Ele destacou a expansão do idioma nos Estados Unidos: ''Daqui para 2050, nascerão nos Estados Unidos 2,5 hispânicos a cada minuto, 3.700 por dia e mais de 100 mil por mês'', proclamou. Até 2050, projetou que os EUA serão o país com maior número de hispanofalantes – hoje já ocupam o quinto lugar, atrás do México, Espanha, Argentina e Colômbia.
López Morales disse ainda que a língua espanhola já é a segunda mais empregada em negócios na Europa, depois do inglês. Que as atividades econômicas ligadas ao idioma já são a segunda maior fonte de renda da Espanha, contribuindo com 12% do PIB (Produto Interno Bruto) e perdendo apenas para o turismo. Asseverou também que é a segunda língua estrangeira mais estudada no mundo.
Da redação, com agências