Pesquisa na Bolívia aprova governo Evo Morales
O governo do presidente Evo Morales teve avaliação “bom” e “ótimo” de 51% dos bolivianos, contra 24% de “ruim” e “péssimo”, conforme pesquisa divulgada nesta semana pelo instiututo Variables y Tendencias. Em uma escala de notas de um a sete, 68%
Publicado 11/08/2007 14:15
Segundo a pesquisa, a medida mais popular do governo de esquerda iniciado no ano passado foi a nacionalização do petróleo e gás, destacada por 57% dos entrevistados. Em segundo lugar vem a bolsa escolar “Juancito Pinto”, com 16%, e em terceiro a ajuda aos pobres, comn 9%.
A popularidade de Evo varia conforme a renda e escolaridade, concentrando-se nos setores mais pobres. Na faixa de menor escolaridade a aprovação ao presidente chega a 71%, contra 32% na faixa de nível universitário. Nas zonas camponesas a pesquisa também foi mais favorável ao governo. “Os extratos sociais pobres dão um maior respaldo ao presidente e uma nota mais alta à gestão do governo, acima de cinco pntos em uma escala de um a sete, em relação aos extratos econômicos e níveis educacionais elevados”, comentou Oscar Calasich, diretor geral do instituto de pesquisa.
A sondagem foi realizada em julho e consultou 2.500 bolivianos. Incluiu as cidades de La Paz, Cochabamba, Santa Cruz e Sucre, assim como áreas ruirais e urbanas de Caranavi, Patacamaya, Achacachi, Quillacollo, Sacaba, Punata, Villa Tunari, Montero, La Guardia, San Julián, Yapacaní, Camiri e Yamparáez.
Com informações da http://www.bolpress.com/