Sem categoria

Oposição mexicana faz apelo à unidade nas próximas eleições

 A corrente Nova Esquerda, considerada majoritária dentro do PRD (Partido da Revolução Democrática) do México, fez um chamamento ao reforço da unidade opoisicionista com vistas às próximas eleições. Jesús Ortega, coordenador da Frente Ampla Progressi

Nas eleições presidenciais de julho do ano passado, Obrador ficou 0,6% atrás do candidato do direitista PAN (Partido Ação Nacional), Felipe Calderón. A oposição contesta o resultado como como viciado por fraudes.



Ortega admitiu que o PRD padece de uma crise ética e política interna. Pediu que se trabalhe para concretizar as reformas necessárias e consolidar a esquerda enquanto solução viável para os problemas do México.



O líder oposicionista alertou que a direita no poder pretende recompor sua hegemonia e resolver a crise atual com a imposição de um projeto conservador e antipopular, mantendo o velho regime para “conservar seus eternos privilégios”. O PRD deve referendar sua convicção e compromisso com a via eleitoral, com a luta legal e com a mudança pacífica, para enfrentar a decisão da direita de não permitir que a esquerda se constitua em maioria, acrescentou.