Aniversário de Fidel Castro é intensamente comemorado
As comemorações que estão sendo realizadas nesta segunda-feira (13) em Cuba para celebrar os 81 anos do presidente Fidel Castro incluem festejos de jovens e crianças nas ruas, mensagens e apresentações de documentários na televisão nacional sobre a vida d
Publicado 13/08/2007 15:24
Não estão previstos, no entanto, qualquer pronunciamento seu, nem a difusão de novas imagens de vídeo, fotos ou de uma nova reflexão, a exemplo das mais de 40 que escreveu e publicou desde o último mês de março no diário Granma, jornal do Partido Comunista Cubano.
Em sua edição de hoje, o Granma destaca as mensagens enviadas a Fidel pelos cinco cubanos aprisionados nos EUA. Cuba encabeça atualmente uma campanha de âmbito internacional em favor da libertação dos cinco heróis da luta antiterrorista.
“O ano que passou foi de grande otimismo e júbilo, ao conhecer sua virtuosa batalha diária pela vida e sua plena recuperação”, expôs um deles, Ramón Labañino Salazar.
A televisão local, por sua vez, iniciou suas transmissões com breves mensagens que celebram o aniversário de Fidel e anunciou para esta tarde a exibição dos documentários “Entrevistando Fidel” e “Momentos com Fidel” em quatro de seus canais.
O primeiro filme conta declarações do italiano Gianni Miná, do brasileiro Frei Betto, do nicaragüense Tomás Borge e do francês Ignacio Ramonet. Todos já entrevistaram Fidel e publicaram livros todos com base em seus encontros com o presidente cubano. Já o segundo, de acordo com o Granma, “relembra diversos momentos transcendentais da íntima relação do Comandante com o povo nestas quase cinco décadas de Revolução”.
Fidel Castro, que nasceu no dia 13 de agosto de 1926 em Birán, uma pequena localidade no leste do país, está longe da presidência de seu país desde 31 de julho de 2006. Naquela ocasião, ele emitiu um comunicado no qual anunciava que, devido a uma intervenção cirúrgica de última hora pela qual havia passado, seria substituído no cargo por Raúl Castro, o primeiro vice-presidente cubano.
Antes desta cirurgia de emergência, estavam planejados diversos eventos que celebrariam os 80 anos de Fidel, com a presença de personalidades internacionais como os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales. As festas foram adiadas para dezembro, mas o presidente também não pôde comparecer.
Embora não se tenha ainda uma data exata para um eventual retorno de Fidel Castro à presidência, representantes do governo disseram que o ele participa já há algum tempo de decisões cruciais para o país.
Em sua última aparição por vídeo, ocorrida no último mês de junho, Fidel aparentou estar bastante recuperado em imagens difundidas pela televisão cubana. Personalidades cubanas e estrangeiras que o visitaram em seu retiro dizem que ele se recupera bem.